O Hospital São Julião, localizado no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, completa 84 anos de fundação na próxima terça-feira (5) e celebra a data com uma série de inaugurações que reforçam o compromisso da instituição com a saúde pública de Mato Grosso do Sul. Entre as novidades está o novo ambulatório, com capacidade para atender até 600 pacientes por dia.
A programação de aniversário terá início às 8h30 com uma Missa de Ação de Graças. Às 9h30, será realizada a inauguração do ambulatório, seguida pelas demais festividades a partir das 10h30.
De acordo com o presidente da Abarh (Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos), Carlos Augusto Melke, a entrega representa mais um passo na missão do hospital. “Esta conquista é fruto de um esforço coletivo que começou com a coragem e a visão da nossa eterna presidente de honra, Irmã Silvia Vecellio, e se mantém vivo graças ao empenho de funcionários, voluntários e parceiros que acreditam na nossa missão. Estamos ampliando nosso legado com responsabilidade, inovação e, sobretudo, humanidade”, destacou.
Estrutura moderna e homenagem
O novo ambulatório foi projetado para oferecer conforto, agilidade e segurança no atendimento. A estrutura conta com 34 salas médicas distribuídas estrategicamente, três recepções, 350 lugares de espera e 11 guichês de atendimento. Há ainda sala de recuperação, posto de coleta, sala de eletrocardiograma, área para pequenos procedimentos e o Centro de Tratamento de Feridas, permitindo a realização de diversos exames em um único local.
Como forma de reconhecimento, o espaço prestará homenagem ao médico Getúlio Fumio Kuwakino, com a instalação de uma placa em sua memória. Cirurgião geral, oncologista, ginecologista e obstetra, Dr. Getúlio atuou de 1967 a 2025 e foi voluntário por 25 anos no Grupo Onça Pintada, referência na prevenção do câncer e saúde da mulher. Sua trajetória é marcada por um legado de profissionalismo, empatia e compromisso com a população.
Mais entregas
Além do ambulatório, serão entregues:
Dez consultórios de oftalmologia totalmente revitalizados;
Um novo necrotério com estrutura adequada para garantir respeito e dignidade;
Um laboratório modelo com conceito “Lixo Zero”, que une sustentabilidade e tecnologia;
A substituição do chiller (sistema de ar-condicionado) do centro cirúrgico, aumentando a segurança em procedimentos;
25 novos leitos de internação clínica no pavilhão 28.
As melhorias reafirmam o papel do Hospital São Julião como referência em atendimento humanizado e de excelência pelo SUS (Sistema Único de Saúde), consolidando seu protagonismo na saúde pública do Estado.