O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, iniciou a aplicação da laserterapia como parte dos cuidados assistenciais. A técnica já está sendo utilizada em alguns pacientes e, em breve, será incorporada de forma permanente pela equipe especializada no tratamento da pele, especialmente no período de recuperação após cirurgias.
Segundo a enfermeira Letícia Tavares, da Clínica Médica Pré-Cirúrgica e responsável pela aplicação do procedimento, “o processo de laserterapia é de suma importância na recuperação dos nossos pacientes, principalmente durante o pós-operatório, quando os curativos precisam ser realizados de forma adequada para favorecer a cicatrização. Essa conduta tem como principal objetivo acelerar a recuperação e reduzir o uso de analgésicos, garantindo assim a integridade física do paciente”.
Entre os primeiros atendidos está Adriana Gonçalves Romeiro, 24 anos, vítima de acidente de trânsito no dia 3 de agosto. Após fratura na perna esquerda e cirurgia, ela segue em recuperação na unidade, recebendo sessões de laserterapia. “Sei que a recuperação de um acidente é um processo lento e doloroso, mas com a laserterapia a minha recuperação tem sido muito positiva, graças a todo empenho da equipe assistencial”, relatou.
Para o enfermeiro Rodrigo Pedroso, gerente assistencial do hospital, a novidade representa um marco. “Essa conduta mostra o compromisso da nossa equipe com um cuidado mais humanizado e eficiente. O time de cuidados com a pele tem se dedicado intensamente para garantir os melhores resultados no pós-operatório, e a laserterapia veio como um grande reforço nesse processo”, afirmou.