O município de Dourados será pioneiro ao receber a primeira base do Samu Indígena do Brasil. A inauguração da unidade, voltada ao atendimento de urgência e emergência em áreas indígenas, está marcada para o próximo dia 9 de agosto. A iniciativa é do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Dourados.
A base está instalada em área anexa ao Hospital Indígena Porta da Esperança, na Aldeia Jaguapiru, sob administração da Missão Evangélica Caiuá. A localização foi definida estrategicamente para garantir agilidade no atendimento às comunidades de Jaguapiru e Bororó — juntas, elas formam a maior reserva indígena urbana do país.
Segundo o coordenador regional do Samu, médico Otávio Miguel Liston, o novo serviço funcionará de forma integrada à Central de Regulação do Samu convencional, com chamadas realizadas pelo número 192. A unidade contará com uma equipe em regime de plantão composta por 14 profissionais, entre motoristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros — todos em contato direto com o médico regulador.
Um dos diferenciais do projeto é a contratação de motoristas indígenas da própria comunidade, o que garantirá maior rapidez no deslocamento até as ocorrências, graças ao conhecimento das rotas e peculiaridades locais. A equipe de enfermagem também contará com profissionais indígenas.
O atendimento seguirá os mesmos protocolos do Samu tradicional. Após a avaliação inicial (anamnese), a equipe definirá o encaminhamento adequado, que poderá ser o Hospital da Missão, a UPA ou unidades hospitalares da cidade, conforme a gravidade do caso.
A nova base representa um avanço na garantia de atendimento igualitário e humanizado às populações indígenas, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso à saúde pública de qualidade.