Desde o ano 2000, a Águas Guariroba tem sido responsável pela gestão do abastecimento de água e esgoto em Campo Grande, garantindo que 100% dos efluentes coletados sejam tratados. A qualidade do serviço prestado é evidenciada pela melhoria nos níveis de qualidade do córrego Imbirussu, que, após a devolução dos efluentes tratados, apresenta condições ambientais mais saudáveis.
Themis de Oliveira, diretor-presidente da concessionária, destaca via assessoria, que a empresa coleta, trata e devolve o esgoto de forma a contribuir positivamente para o meio ambiente e a biodiversidade da cidade. "Trabalhamos para que nenhum esgoto seja despejado sem tratamento, e todas as nossas ligações são feitas somente quando temos a capacidade de tratar", afirma.
Atualmente, a Águas Guariroba assegura que 100% da população de Campo Grande tenha acesso a água potável e cerca de 93% tenha rede de esgoto disponível para conexão. Esses resultados colocam a concessionária à frente dos objetivos estabelecidos pelo Marco Legal do Saneamento, que visa atingir 100% de cobertura de água e 90% de esgoto até 2033. A cidade conta com duas estações de tratamento de esgoto: a ETE Los Angeles, que processa 900 litros por segundo, e a ETE Imbirussu, com uma tecnologia pioneira no Brasil que trata 120 litros por segundo.
Além de tratar integralmente o esgoto coletado, a Águas Guariroba adota padrões internacionais no processo de tratamento, garantindo a conformidade com as exigências ambientais. O laboratório de efluentes da empresa foi o primeiro em Mato Grosso do Sul a obter a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise, como explica Gabriel Buim, diretor-executivo da concessionária. "Isso demonstra nossa dedicação à qualidade e à confiança dos órgãos ambientais", conclui Buim.