Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 10 de Agosto de 2026


Saúde e Bem Estar Segunda-feira, 10 de Agosto de 2026, 15:59 - A | A

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2026, 15h:59 - A | A

Agosto Dourado

Agosto Dourado reforça importância da amamentação em Campo Grande

Humap-UFMS orienta mães e famílias e combate mitos sobre o aleitamento

Viviane Freitas
Capital News

Divulgação/Santa Casa

Humap-UFMS orienta mães e famílias e combate mitos sobre o aleitamento

Humap-UFMS orienta mães e famílias e combate mitos sobre o aleitamento

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) participa do Agosto Dourado com orientações para gestantes, mães e familiares sobre a importância da amamentação. A campanha deste ano tem como tema “Amamentação para um começo de vida saudável: fortaleça o que funciona” e busca esclarecer dúvidas e combater informações falsas.

No Banco de Leite Humano do hospital, as famílias recebem atendimento individual sobre questões como pega correta, produção de leite, dores, fissuras nos mamilos, excesso de leite, extração e armazenamento. Segundo a nutricionista Fabiana Santos Araújo, também são frequentes as dúvidas sobre a alimentação da mãe e se o bebê está recebendo leite suficiente.

Quando há produção de leite acima da necessidade do bebê, a equipe orienta a mãe sobre a possibilidade de doação. O leite doado ao banco é destinado principalmente a recém-nascidos internados e outros bebês que precisam do alimento. O hospital também reforça que o retorno da mulher ao trabalho não exige o fim da amamentação, já que o leite pode ser ordenhado, armazenado e oferecido ao bebê durante sua ausência.

Entre os principais mitos combatidos está a ideia de que existe “leite fraco”. Os profissionais explicam que o leite materno possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. O tamanho das mamas também não determina a quantidade de leite produzida, que depende principalmente do estímulo da sucção e do funcionamento das glândulas mamárias.

O Humap também orienta que mulheres que passaram por cesariana podem amamentar logo após o parto, desde que mãe e bebê estejam em boas condições. Em casos de gripe, a recomendação é manter a amamentação, reforçando a higiene das mãos e, se desejar, usando máscara durante as mamadas. Já no Brasil, a infecção pelo HIV é uma contraindicação ao aleitamento materno devido ao risco de transmissão pelo leite.

Outro alerta é para os casos de bebês com baixo ganho de peso. A fórmula infantil não deve ser oferecida automaticamente antes de uma avaliação da amamentação, que deve considerar a pega, a frequência das mamadas, a produção de leite e possíveis dificuldades. Quando a complementação é necessária, a prioridade é o leite materno ordenhado ou o leite humano pasteurizado. O Agosto Dourado busca ampliar a conscientização sobre os benefícios da amamentação desde os primeiros dias de vida.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS