As obras de revitalização do Parque dos Poderes seguem a todo vapor, nesta semana, um novo ponto da Avenida do Poeta sofrerá mudanças no trânsito, no trecho que compreende a rotatória da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Secretaria de Estado de Educação (SED).
Conforme a administração estadual, o trecho contará com duas vias que estarão funcionando em meia pista, enquanto as equipes da empreiteira trabalham na terraplanagem da pista de caminhada, da ciclovia do canteiro central, execução do piso intertravado e das calçadas em concreto com piso tátil, entre outros serviços. Para evitar transtornos, recomenda-se que os condutores se atentem às interdições.
Reforma do Parque
Com investimento de R$ 18,9 milhões, a revitalização do Parque dos Poderes inclui a restauração funcional do pavimento, drenagem das águas pluviais, urbanização do local e implantação de ciclovias, com acessibilidade para as calçadas. Serão recapeadas 110 mil m² de ruas, com 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida, assim como 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central.
Conforme o projeto, a obra foi dividida em três etapas, com previsão inicial de 540 dias para ser entregue. A inauguração oficial integra as comemorações dos 40 anos do Parque dos Poderes, criado em 1982.
A revitalização também inclui três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, paisagismo, reforma dos estacionamentos, lixeiras e instalação de 41 abrigos nos pontos de ônibus para oferecer condições adequadas aos servidores que utilizam o transporte coletivo. Conforme o projeto, o parque receberá um centro de apoio às pessoas que frequentam o local, com banheiros masculinos, femininos e adaptados para as pessoas com deficiência.
Durante as interdições, equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), realizam rondas nestes locais com objetivo de garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito.