Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 15:00 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 15h:00 - A | A

Quem mata índios são os índios, diz relatório

Denis Matos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) solicitou que a Sejusp (Secretaria de Estado e Segurança Pública) preparasse relatório para saber detalhes das mortes de índios no Estado. O resultado foi que em 196 homicídios contra índios no Estado, no período de 2006 a 2013, 181 tiveram como autor os próprios índios!

A Famasul diz, através de nota, que pediu as informações para esclarecer quem mata quem no Estado.

De acordo com o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, a culpa das mortes é: a cachaça.

“O maior problema das comunidades indígenas é a falta de políticas públicas específicas, que garantam sustentabilidade e preservem as culturas, fortalecendo a identidade desses povos. Remeter os homicídios ao conflito fundiário é manipular a informação e camuflar o problema social".

Os boletins de ocorrências que registram os homicídios contra indígenas no Estado também apontam que os instrumentos utilizados na maioria das vezes são armas brancas, como facas e pedaços de madeira.

As informações são para desmitificar o status de “Estado matador de índios”, como foi divulgado nas últimas semanas. “Essas ações além de criminosas e sem nenhum respaldo legal, agridem o homem do campo, principal responsável pelo bom momento do agronegócio brasileiro”, diz o presidente.

No levantamento referente ao ano de 2011, por exemplo, a Sejusp apontou que em todos os 27 homicídios contra indígenas registradas no Estado naquele ano os autores dos crimes são também indígenas, sendo que em 20 ocorrências os responsáveis foram identificados ainda no local do crime.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS