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Cotidiano Domingo, 22 de Janeiro de 2012, 07:20 - A | A

Domingo, 22 de Janeiro de 2012, 07h:20 - A | A

Prolongamento da Via Morena a avenida Três Barras inicia em março

Da redação - (NG)

Com a conclusão do processo licitatório no próximo dia 30, a Prefeitura de Campo Grande inicia em março as obras do prolongamento da Via Morena até a avenida Três Barras, a partir da rua Spipe Calarge. Quando estiver concluída, será uma alternativa viária de ligação rápida desta região com o centro da cidade, passando pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e avenida Salgado Filho.

O projeto prevê investimento de R$ 9 milhões em obras de controle de enchentes no Córrego Cabaça, desassoreamento do lago da sede de campo do Rádio Clube, controle da erosão existente às margens da rua Spipe Calarge, além de obras de pavimentação e drenagem de dois bairros (Vila Carlota e Jardim Morumbi).

A primeira etapa do parque linear Cabaça foi inaugurada às vésperas do aniversário de 111 anos de Campo Grande, no dia 24 de agosto de 2010, com a presença do presidente Lula. Foram investidos R$ 10 milhões na obra que incluiu pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio, ciclovia, além do reassentamento de 49 famílias que moravam em área de risco. Para a construção das casas foram investidos R$ 721.259,64, sendo R$ 509.281,43 provenientes de repasse federal por meio PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e R$ 211.978,21 de investimentos da Prefeitura Municipal.

Este trecho da Via Morena tem três quilômetros. Começa na avenida Costa e Silva e se estende até a rua Spipe Calarge. O primeiro trecho da Via Morena – acompanhando o antigo traço dos trilhos da Rede Ferroviária da Cidade - foi inaugurado ainda na primeira gestão do prefeito Nelson Trad. Começa na avenida Costa e Silva e vai até a rua 26 de Agosto, altura do Mercado Municipal.

O segundo trecho – entre o Aeroporto e a avenida Julio de Castilho – foi inaugurado no dia 17 de setembro do ano passado. O investimento chegou a R$ 17 milhões. São 4,4 quilômetros de avenida que tem três faixas de rolamento, além da faixa de estacionamento, totalizando 12,6 metros de largura. O canteiro central da via foi ampliado e recebeu arborização e reserva de faixa para futura utilização pelo transporte coletivo urbano.

Para atender à demanda da população que reside nas imediações da área de intervenção, foram pavimentadas quatro novas ruas (Brasil Central, Brasília, Manoel Ferreira e Itatiaia), interligando-as à avenida Duque de Caxias. Os acessos irão desafogar o trânsito na avenida Júlio de Castilho. (Fonte: CG Notícias)

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