Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Cotidiano Sexta-feira, 31 de Maio de 2013, 15:42 - A | A

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013, 15h:42 - A | A

Produtores culpam governo federal por “guerra” contra indígenas em MS

Ítalo Milhomem e Denis Matos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Produtores rurais acusam o governo federal de ser o único culpado pela morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, durante a desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolândia.

Durante a coletiva de imprensa realizada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o presidente da entidade, Eduardo Ridel explicou que apesar de lhe dar com uma ilegalidade, que é a invasão, os produtores agiram dentro da lei.

“Após a ordem de reintegração de posse, tivemos uma semana de negociação e não chegamos a um acordo com os índios. Todos os representantes da bancada federal e estadual, os produtores, expuseram a situação para ministra Gleisi em Brasília, e o Estado mais uma vez foi omisso em não agir nessa questão”, comentou.

Para Eduardo Rídel, além da desocupação das áreas invadidas, o governo tem que dar uma solução para compra das terras dos produtores para que elas possam ser doadas para as populações indígenas. “O governo tem que agilizar os trâmites da reserva indígena Raposa Serra do Sol, que servirá como referência para as demarcações de terras de agora em diante”, afirmou.

Clique na imagem para acessar a galeria

Durante coletiva, o presidente da Famasul alegou que o governo federal é responsável pela instabilidade no campo
Foto: Denis Matos/Capital News

O representante da Famasul ainda defende a participação da Força Nacional e do Exército para pacificar as áreas de conflito no Estado.

“Precisamos da Força Nacional na região das fazendas que estão sendo invadidas, ou mesmo o Exército, aos modos do Rio de Janeiro, precisamos de uma área pacificação. Mesmo com as reintegrações de posse, logo os indígenas voltam e é impossível manter a segurança no local”, opina.

Por fim, Ridel lamentou os fatos ocorridos ontem e culpou o Centro Indigenista Missionário (Cimi) por instigar os indígenas.

“Essa desordem é lamentável, o índio que morreu os índios e os policiais feridos são brasileiros. O Cimi teve a responsabilidade por incitar os índios a permanecerem na fazenda Buriti”.

Antes de saírem para audiência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça do Estado, Ridel informou que iria pedir durante a audiência novamente a suspensão das demarcações no Estado.

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS