Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025


Cotidiano Terça-feira, 05 de Janeiro de 2010, 12:56 - A | A

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2010, 12h:56 - A | A

Procon divulga amanhã pesquisa sobre preços de mesalidades de faculdades

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Procon divulga amanhã (6) o resultado de uma pesquisa de preço de mensalidades cobradas por instituições de ensino superior. O levantamento inclui faculdades na Capital e em diversos municípios do Interior do Estado.

Outra pesquisa que terá resultado divulgado nesta semana aponta os valores de produtos alimentícios. O levantamento foi realizado em supermercados de Campo Grande. Os fiscais percorreram estabelecimentos verificando preços de produtos como feijão, arroz e macarrão. A divulgação acontece na sexta-feira (8).

Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon também já tem programadas pesquisas de preços de material escolar. Estão previstas duas etapas de levantamento em Campo Grande durante o mês de janeiro, para verificar se o aumento da procura irá provocar variação de preços.

Na primeira pesquisa, o Procon vai coletar dados nos dias 11 e 12. O resultado vai ser divulgado no dia 14. Um segundo levantamento vai ser feito no fim do mês, com coleta de dados nos dias 25 e 26, e divulgação no dia 28. “Vamos fazer um comparativo entre os dois períodos, para verificar se o aumento da procura pelo consumidor irá provocar variações de preços. E também vamos comparar com a pesquisa de um ano atrás”, explica o superintendente em exercício do Procon, Alexandre Monteiro Rezende.

O Procon vai aumentar neste ano a quantidade de estabelecimentos e o número de itens pesquisados. No início de 2009, os pesquisadores visitaram sete locais de venda de material escolar, neste ano serão dez. O quantitativo de itens verificados vai saltar de 65 na pesquisa de 2009 para quase cem em 2010. “Estamos aumentando o número de itens pesquisados a cada ano, e a tendência é que esse acréscimo sempre aconteça”, explica Alexandre Rezende, destacando que a própria indústria e o comércio estão constantemente colocando novos materiais no mercado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS