Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009, 14:55 - A | A

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009, 14h:55 - A | A

Prefeitura lança sistema de dados de Campo Grande

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura Municipal, por meio da Planurb, lançou hoje cedo o Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores Georeferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande). Trata-se de um sistema de informações sobre a cidade, com dados geográficos, mapas e indicadores foi elaborado pela prefeitura de Campo Grande, que está disponibilizando o serviço pelo endereço eletrônico www.pmcg.ms.gov.br/sisgran.

O novo sistema é dividido em três módulos: indicadores georeferenciados – são 140 indicadores com informações numéricas, textuais e de pesquisas relacionadas a diversos temas como educação, economia, demografia, população, entre outros-, mapas e o perfil sócio-econômico da cidade. Coordenado pelo Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), o Sisgran foi alimentado e deve ser atualizado com as informações fornecidas pelas secretarias e autarquias municipais. Os técnicos da Divisão de Estatística do Planurb em conjunto com o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) treinaram a equipe de servidores da prefeitura (foram designados dois gestores para cada secretaria municipal) que participa do sistema de indicadores georeferenciados.

“O novo sistema vai auxiliar os gestores municipais, a população de um modo geral, os estudantes e também os investidores com informações mais detalhadas da infra-estrutura de Campo Grande”, explica a diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia Martinez. Ela adianta que, num segundo momento, a idéia é implantar o Sisgran nos terminais de transporte coletivo. “O diferencial do sistema de indicadores georeferenciados é a rapidez e a diversidade dos dados, com tabelas, mapas e informações estatísticas detalhadas”, finaliza Marta.

Para o prefeito Nelson Trad Filho o Sisgran reflete “o dinamismo e a transparência da administração municipal, com a utilização de equipamentos e instrumentos avançados de trabalho”. A elaboração de manuais sobre como acessar os dados do novo sistema, e a distribuição para o público, líderes comunitários e conselheiros regionais foi outra medida anunciada pelo prefeito.

Secretarias municipais e o Sistema Georeferenciado

Cada secretaria e autarquia municipal têm dois gestores (titular e suplente) que devem alimentar o Sisgran com informações dos respectivos órgãos. O gestor da Emha (Agência Municipal de Habitação), Rodrigo Giansante, informa que o sistema de indicadores georeferenciados dispõe “de todas as obras do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) no período de 2001 a 2009”. A Agência de Habitação disponibilizou dados referentes ao nome de cada empreendimento, a quantidade de unidades habitacionais e a gestão em que foram lançados. “Mapeamos as informações para indicar onde está situado cada loteamento no perímetro urbano, além de dados gerais da obra”, exemplifica Rodrigo.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS