A Prefeitura Municipal, por meio da Planurb, lançou hoje cedo o Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores Georeferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande). Trata-se de um sistema de informações sobre a cidade, com dados geográficos, mapas e indicadores foi elaborado pela prefeitura de Campo Grande, que está disponibilizando o serviço pelo endereço eletrônico www.pmcg.ms.gov.br/sisgran.
O novo sistema é dividido em três módulos: indicadores georeferenciados – são 140 indicadores com informações numéricas, textuais e de pesquisas relacionadas a diversos temas como educação, economia, demografia, população, entre outros-, mapas e o perfil sócio-econômico da cidade. Coordenado pelo Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), o Sisgran foi alimentado e deve ser atualizado com as informações fornecidas pelas secretarias e autarquias municipais. Os técnicos da Divisão de Estatística do Planurb em conjunto com o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) treinaram a equipe de servidores da prefeitura (foram designados dois gestores para cada secretaria municipal) que participa do sistema de indicadores georeferenciados.
“O novo sistema vai auxiliar os gestores municipais, a população de um modo geral, os estudantes e também os investidores com informações mais detalhadas da infra-estrutura de Campo Grande”, explica a diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia Martinez. Ela adianta que, num segundo momento, a idéia é implantar o Sisgran nos terminais de transporte coletivo. “O diferencial do sistema de indicadores georeferenciados é a rapidez e a diversidade dos dados, com tabelas, mapas e informações estatísticas detalhadas”, finaliza Marta.
Para o prefeito Nelson Trad Filho o Sisgran reflete “o dinamismo e a transparência da administração municipal, com a utilização de equipamentos e instrumentos avançados de trabalho”. A elaboração de manuais sobre como acessar os dados do novo sistema, e a distribuição para o público, líderes comunitários e conselheiros regionais foi outra medida anunciada pelo prefeito.
Secretarias municipais e o Sistema Georeferenciado
Cada secretaria e autarquia municipal têm dois gestores (titular e suplente) que devem alimentar o Sisgran com informações dos respectivos órgãos. O gestor da Emha (Agência Municipal de Habitação), Rodrigo Giansante, informa que o sistema de indicadores georeferenciados dispõe “de todas as obras do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) no período de 2001 a 2009”. A Agência de Habitação disponibilizou dados referentes ao nome de cada empreendimento, a quantidade de unidades habitacionais e a gestão em que foram lançados. “Mapeamos as informações para indicar onde está situado cada loteamento no perímetro urbano, além de dados gerais da obra”, exemplifica Rodrigo.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)