Já está em atividade o quarto ponto de ônibus, do programa Peg Fácil, localizado na Avenida Afonso Pena entre a rua 14 de Julho e avenida Calógeras (sentido centro-bairro), em Campo Grande.
A nova estação foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 22, com a presença do prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB).
A meta é instalar mais 40 pontos na cidade até o ano de 2014. Para o início de 2012, está prevista a instalação do próximo ponto, em frente ao Shopping Campo Grande.
Os outros três pontos estão instalados no entorno da Praça Ary Coelho nas ruas 13 de Maio, 15 de Novembro e 14 de Julho. Conforme o prefeitura, o projeto Peg Fácil está inserido no programa de Mobilidade Urbana do PAC 2.
A implantação, conforme a prefeitura, é inédita no País. O sistema começou a ser instalado em novembro de 2010, no entorno da Praça Ary Coelho, e reduz em até 50% o tempo e embarque dos passageiros, segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
O novo ponto do Peg Fácil, na Afonso Pena, tem previsão de fluxo de de embarque diário de 4.500 passageiros, segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior. Cinco linhas passam pelo local.
Conforme Rudel, antes do Peg Fácil, o tempo de embarque variava de 7 a 12 minutos e, agora, deverá ser de 30 a 40 segundos. Isto já é uma grande vitória.
O prefeito Nelson Trad Filho comentou o projeto e mencionou a necessidade de aumentar a frota de ônibus.
“Temos um programa que reduz o tempo de embarque em até metade do tempo, além de melhorar o fluxo viário do entorno. Queremos mais rapidez e vamos alcançar esta meta com o Peg fácil e com medidas como o aumento da frota, por exemplo”, afirmou.
Assetur
O novo ponto da Afonso Pena é o maior entre os já instalados na cidade, com 30 metros de comprimento. Quem adquire e instala os pontos é a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur).
Conforme o presidente da Associação, João Rezende a inauguração de mais um ponto, irá oferecer a população além de mais rapidez no embarque, o término da aglomeração e ainda a segurança.
“Infelizmente, uma prática comum quando há aglomerações é o roubo e com o novo sistema isso não vai ocorrer. Então, o novo sistema já coíbe antecipadamente um problema social”, observou.
Organização
Hoje cinco fiscais estão no local para auxiliar os passageiros. O encarregado de fiscalização da Assetur, Franklin Farrell, explica que a partir de manhã, ao menos três fiscais estarão constantemente no local.
“Nosso papel é manter a segurança no embarque”, conta o fiscal que também repassa orientações aos passageiros.
Ao adentrar o local para tomar o ônibus, a professora Mara Silva elogiou a organização do local. “É bom ter alguém para orientar”, disse.
Com a atuação dos fiscais no local, o embarque fica mais organizado e sem tumultos.
Quem também aprovou a nova estrutura foi o aposentado Francisco Veloso Silva, 78 anos. Ele, inclusive, expressou a opinião ao próprio prefeito que sentou-se no local para conversar com ele.
“Bom demais da conta isso daqui. Tem que fazer na cidade toda. Muito bom mesmo e confortável”, avaliou.