Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021, 19h:15 - A | A

Cuidados

MS ainda não registrou casos da variante do coronavírus

SES segue monitorando e realizando controle de qualidade dos exames realizados pelo Lacen

Elaine Silva
Capital News

Saul Schramm/Portal MS

covid-19- pandemia- coronavírus

Caso são divulgados diariamente

Mato Grosso do Sul segue sem registrar a presença da variante brasileira do coronavírus identificada em Manaus, no Amazonas. “Nós remetemos as primeiras amostras de casos suspeito à referência nacional. Sabemos que estes laboratórios estão sobrecarregados. É um processo moroso, chamado de sequenciamento genético. Então, é preciso ter paciência porque pode demorar semanas ou meses para um resultado definitivo. Assim, nós não temos a presença da cepa P1 em Mato Grosso do Sul”, relatou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. 

 

Secretaria de Estado de Saúde (SES), segue monitorando e realizando controle de qualidade dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), referência no Estado, que envia amostras para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A partir deste mês, amostras também serão encaminhadas para Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais. Atualmente, três casos suspeitos estão em análise no laboratório da Fiocruz.

 

Devido ao congestionamento de exames que aguardam análise em São Paulo e para dar mais agilidade nos processos de monitoramento de possíveis casos no Estado, a SES por meio do Lacen/MS, deve encaminhar a partir deste mês, 43 amostras para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).  De acordo com a SES, o pesquisador Júlio Croda, que auxiliou o Estado neste processo, explica que serão enviadas amostras com alta carga viral para a Funed e ressalta que é preciso estar vigilante quanto ao surgimento da nova cepa. “Nós precisamos ficar atentos, pois essa variante está perto e já se espalhou pelo interior de São Paulo. Então, a única forma da gente saber sobre a presença desta variante é testando".

 

SES recomenda que a população continue fazendo o uso de máscara, mantenha o distanciamento físico, higienize às mãos com álcool 70% ou em gel. A orientação também vale para aquelas pessoas que já foram imunizadas no Estado.

 

Divulgação/SES

MS tem mais de 8 mil infectados ativos por covid-19

Dados são atualizados diariamente

Atualização 

Mato Grosso do Sul já soma 179.144 casos confirmados de Covid-19, 3.270 mortes, 167.457 pacientes se recuperando, 7.846 pessoas em isolamento domiciliar e 571 internados. Nesta quinta-feira (25) foram confirmados 894 novos  casos e 24 óbitos.  A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos global nas 4 macrorregiões de MS é de: 86% em Campo Grande, 91% em Dourados, 76% em Três Lagoas e 84% em Corumbá.

 

Novo mapa do Prosseguir foi divulgado nesta quarta-feira (24), e trouxe 31 municípios na bandeira vermelha, incluindo Campo Grande, 38 na faixa laranja e dez na amarela. Apesar da melhora no grau de risco de 29 cidades, outras 22 pioraram e 28 permanecem na mesma faixa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS