Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Cotidiano Terça-feira, 05 de Março de 2013, 09:41 - A | A

Terça-feira, 05 de Março de 2013, 09h:41 - A | A

MPE recomenda que Expogrande 2013 não tenha shows e Acrissul seguirá definição da Semadur

Aliny Mary Dias - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério Público Estadual (MPE) publicou nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial do MPE uma recomendação para que a Expogrande 2013 não tenha shows. Segundo a publicação do promotor Alexandre Raslan da 34ª Promotoria de Justiça do Pantanal e da Bacia do Paraná, a orientação é que os shows não sejam realizados até que as normas exigidas pela a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) sejam cumpridas.

De acordo com o promotor, a recomendação tem o objetivo de “resguardar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a saúde, bem-estar e segurança da coletividade e quaisquer outros interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos”.

Outra função da recomendação é evitar que a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) sofra alguma ação civil pública ou penal antes ou durante a realização da Expogrande, marcada para ser realizada do dia 11 a 21 de abril em Campo Grande.

A orientação do Ministério Público traz todo o histórico da primeira determinação judicial que proibiu a realização dos shows. A ação foi julgada no dia 24 de abril de 2011, na época, o motivo da proibição foi a poluição sonora.

Conforme o relato do promotor, ano passado a Acrissul encomendou um estudo acústico de uma empresa privada. O relatório apontou que com a utilização de um equipamento sonoro, o impacto do som reduziria de 54 milhões de metros quadrados para 400 mil metros quadrados.

A proposta da Acrissul foi indeferida na época porque, segundo o Ministério Público, não houve apresentação da execução das orientações que constavam no estudo acústico. Para o promotor, o MPE tem convicção de que a realização de shows no Parque de Exposição Laucídio Coelho gera poluição sonora.

Na recomendação do promotor, consta ainda a orientação para que a Acrissul não descumpra os padrões de qualidade ambiental e de limite de emissão de ruídos e que os shows não sejam realizados até que equipamentos exigidos pela Semadur sejam instalados.

A última orientação do Ministério Público Estadual é que a Acrissul informe por escrito aos patrocinadores, apoiadores, empresários e cantores sobre a determinação do Ministério para que os shows não sejam realizados até que as normas sejam cumpridas.

Outro lado

O presidente da Acrissul, Francisco Maia, disse ao Capital News nesta terça-feira (5) que a associação cumprirá as determinações da Semadur.

“Estamos trabalhando essa questão junto a Prefeitura. Com relação ao que o promotor disse, eu não vou me dirigir a esse sujeito”, afirmou Maia.

Segundo o presidente, fiscais da Semadur estiveram no Parque Laucídio Coelho nesta segunda-feira (4) para vistoriar o local.

No último dia 26 de fevereiro,

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS