Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 17 de Julho de 2025


Cotidiano Sábado, 02 de Julho de 2011, 12:52 - A | A

Sábado, 02 de Julho de 2011, 12h:52 - A | A

Moradores do Dom Antônio recebem carteiras de identidade e escola itinerante

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, viabilizou hoje (2), na sede da Associação de Moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa, a confecção de carteiras de identidades para 92 moradores da região. Além disso, durante a emissão das cédulas de identidade, ele anunciou a criação da Escola Itinerante de Informática do Sesi para percorrer os bairros da periferia da Capital, oferecendo cursos de informática básica aos moradores.

De acordo com Sérgio Longen, as carteiras de identidade foram adquiridas pela Fiems para atender uma demanda por documentação verificada durante a realização da ação de cidadania promovida no dia 12 de março deste ano no Dom Antônio Barbosa. “O problema impediu que pelo menos 40% das 507 pessoas que fizeram o pré-cadastramento nos cursos gratuitos do Sesi e Senai pudessem realizar a qualificação profissional em virtude de o MEC (Ministério da Educação) exigir a inclusão do número da cédula de identidade nos certificados de conclusão da capacitação”, informou, destacando que o objetivo do projeto é percorrer futuramente todo o Estado, atendendo as necessidades de cada região para, posteriormente, capacitar e encaminhar os profissionais ao mercado de trabalho.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rubens Honório Alcantara, a emissão das 92 carteiras de identidade é um fato marcante para os moradores. “As pessoas vão começar a aparecer, pois quem não tem documento não existe, sem documento não participa de nada. Eu acredito que é uma grande conquista para as pessoas que vão receber a carteira de identidade. Esse trabalho da Fiems é um resgate da cidadania dos moradores do Dom Antônio Barbosa e região”, pontuou, ressaltando que a maioria dos beneficiados agora poderá ingressar nos cursos gratuitos disponibilizados pela Fiems, por meio do Sesi e Senai.

Quanto à Escola Itinerante de Informática inicialmente ela ficará instalada na Associação de Moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa e depois será deslocada para outras regiões da cidade em locais disponibilizados pelas lideranças comunitárias. Durante todo o mês de julho serão realizadas as inscrições dos interessados, além da adequação dos ambientes para a instalação das máquinas. Estão disponíveis 80 vagas, divididas em duas turmas, uma no período matutino e a outra no período noturno. (Com informações Fiems)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS