Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 11:54 - A | A

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 11h:54 - A | A

Pentavalente

Ministro Mandetta afirma que falta de vacina deve ser normalizada até dezembro

Mudança de rota de entrega da vacina levou a alteração da temperatura da pentavalente

Elaine Silva
Capital News

 

Foto cedida

Ministro Mandetta afirma que falta de vacina deve ser normalizada até dezembro

Ministro Luiz Henrique Mandetta durante o lançamento da campanha contra sarampo

“Essa vacina (Pentavalente) a Anvisa entendeu que não deveria ser comercializada no Brasil, parece ter um problema de rota. A vacina era entregue através de Frankfurt na Alemanha e passou a ser entregue na via através Dubai, e com essa mudança parece que houve alteração na temperatura”, afirmou o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mato Grosso do Sul, com apoio do Rotary Club de Campo Grande, nesta segunda-feira (07). O problema nacional com as vacinas pentavalente que foi adquirida atrás da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) foi reprovada no teste de qualidade da Anvisa.“Estamos tendo problema com a vacina pentavalente em questão de abastecimento em todo o território nacional”, afirma o ministro.

 

Questionado o ministro informou que solicitou uma inspeção no laboratório, além de ‘prometer’ que as unidades em todo o Brasil vão estar com as doses até dezembro. “A gente quer acreditar que seja somente um problema de logística, por isso nós solicitamos que se faça novamente a inspeção, no laboratório produtor que é um dos maiores do mundo. Paralelo a esse laboratório, nos encomendamos tambem atraves da opas, e a gente deve normalizar a pentavalente em novembro/dezembro. A gente acredita que até o final de dezembro vamos estar com todas as unidades abastecidas de pentavalente”, finaliza o Mandetta. 

 

Campanha e Rotary Club 

Para fortalecer a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação de Criança e do Adolescente, o Rotary Club de Campo Grande realiza ação em conjunto com parceiros em todo o Estado. "Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil" tem como objetivo mobilizar parceiros para reforçar a divulgação, ressaltando a importância do calendário de vacinação atualizado.

 

Sarampo 

Nesta segunda-feira (7) inicia a Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo, o foco são crianças de 6 meses a 4 anos e adultos de 20 a 29 anos. Governos estaduais, distrital e municipais, Ministério da Saúde então em parceira para cumprir com o objetivo. 

A primeira fase vai até o dia 25 de outubro, a segunda etapa de 18 a 30 de novembro e terá como foco a população com idade entre 20 e 29 anos. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS