O ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, deve vir a Campo Grande no próximo dia 31 para participar do Fórum Preparatório do VI Cmatic (Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção), que será realizado pela Fundacentro (Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho, vinculado ao MTE). A informação é do diretor regional da fundação em Mato Grosso do Sul, Marcello Naglis Barbosa.
O objetivo desse fórum, segundo Naglis, é: “Promover a difusão e o intercâmbio de informações técnico-científicas entre instâncias governamentais e sociedade civil organizada”, e ainda: “Consolidar sugestões e propostas para o VI Cematic, buscando difundir e incentivar ações que promovam a melhoria das condições e meio ambiente do trabalho saudável, seguro e digno”.
Empresários, engenheiros, arquitetos, técnicos e engenheiros de segurança , médicos do trabalho, lideranças sindicais e trabalhadores, entre outras categorias, são o público alvo desse encontro que será realizado no auditório do CREA/MS (Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo), a partir das 8h do dia 31.
Naglis informou que o ministro pretende participar desse encontro em Mato Grosso do Sul, mas só poderá confirmar ou não sua vinda, esta semana. “Esperamos que o ministro Carlos Lupi possa participar desse importante encontro que teremos em nosso Estado”, comentou o diretor.
O Fórum Preparatório do VI Cmatic conta com o apoio das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Campo Grande/MS - Sintracom; Associação Brasiliera de Mecânicos – Seção de MS – Abemec; Associação Sulmatogrossense de Engenharia de Segurança no Trabalho – Asmest; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MS – CREA/MS; Fórum de segurança e Saúde no Trabalho no MS; Mútua- Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/MS; Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região/MS – MPT; Sindicato da Indústria da Construção Civil de MS – Sinduscon; Sindicato da Indústria da Construção Pesada – Sinticop e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de MS.
Samuel da Silva Freitas, presidente do Sintracom, disse que encontros como esse fórum “são importantes para aumentar a consciência de todos (empresários e trabalhadores) quanto à necessidade de melhoria da qualidade do trabalho sem perder de vista o meio ambiente,que precisa, mais que nunca, ser preservado”.
Para ultimar os preparativos do fórum, participaram na semana passada de uma reunião com o diretor regional da Fundacentro, Marcello Naglis, os seguintes representantes de entidades de classe: Cristiana Ferreira, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul; Maria Silveira, do SRTE/MS; Samuel da Silva Freitas, do Sintracom-CG; Elizeu José, da Asmest; José Geraldo Paes Camargo e Eron Cestaro, da Abemec; Odracir Juarez Hecht, do MPT; Israel da Silva, do CREA/MS e Walter Racich, do Sinduscon/MS.