Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 12:26 - A | A

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 12h:26 - A | A

Ministério Público quer estreitar relação com sociedade

Da redação (LM)

Ampliar o relacionamento entre o Ministério Público (MP) e a sociedade é o objetivo de projeto substitutivo aprovado no final do mês de outubro pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, em turno suplementar e decisão terminativa. A proposta obriga o MP a realizar audiências públicas nas respectivas comarcas pelo menos uma vez por ano.

Pelo texto aprovado, derivado de projeto de lei (PLS 217/08) do Senador Demostenes Torres (DEM-GO), os encontros entre o Ministério Público e a comunidade servirão para a identificação das demandas sociais, e, conseqüentemente, para a definição das prioridades institucionais do órgão.

As audiências serão precedidas de ampla divulgação, com a emissão de relatórios, anuais e especiais, além de recomendações dirigidas aos órgãos e às entidades interessadas.
Para viabilizar a realização das audiências, o projeto altera a Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 8.625/93).

O relator, Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), afirma que "a proposição só merece encômios, pois se destina a estreitar os laços entre o Ministério Público e a sociedade civil, a quem a instituição representa, dando-lhe maior efetividade, no curso da trilha aberta pela Constituição de 1988, que conferiu ao parquet relevância inédita em nossa história".

Se não for apresentado recurso para votação em Plenário, a matéria será enviada logo ao exame da Câmara dos Deputados. (MPE)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS