Um forte temporal atingiu diferentes regiões de Mato Grosso do Sul entre sábado (1º) e domingo (2), provocando ventos intensos, queda de árvores e danos em estruturas. Em Fátima do Sul, no distrito de Culturama, a ventania chegou a 139 km/h, segundo dados da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Em Campo Grande, o domingo também foi marcado por granizo, falta de energia e árvores caídas em vários pontos da cidade.
No distrito de Culturama, moradores registraram vídeos que mostram tambores e galhos sendo arrastados pelas ruas durante a ventania. “A chuva durou pouco mais de um minuto e meio, mas foi o suficiente para assustar todo mundo”, relatou um dos moradores. Conforme a Semadesc, a temperatura caiu rapidamente de 35°C para 19°C, e houve registro de 11 milímetros de chuva entre 13h e 14h. A estação meteorológica local confirmou a brusca mudança climática.
Wilmar Carrilho/ Reprodução Meu MS Querido
No distrito de Culturama, moradores registraram vídeos que mostram tambores e galhos sendo arrastados pelas ruas durante a ventania
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) já havia alertado para a possibilidade de tempestades localizadas em todo o Estado. Segundo o boletim divulgado na sexta-feira (31), o início de novembro teria aumento de nebulosidade e chance de pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes. “Não se descartam tempestades acompanhadas de descargas elétricas, especialmente nas regiões centro-sul e leste do Estado”, informou o comunicado.
Em Campo Grande, o alerta se confirmou na tarde de domingo. Por volta das 16h, o céu escureceu e os ventos chegaram a 55,6 km/h, conforme o meteorologista Natálio Abrãao. Em menos de uma hora, a cidade registrou queda de granizo e danos em diversos pontos. Árvores caíram em frente a hospitais e sobre residências, além da queda de parte da estrutura metálica de uma lanchonete na Avenida Bom Pastor.
Na mesma avenida, duas casas foram atingidas por árvores. O servidor público aposentado Ivan Ferreira Domingues, de 67 anos, contou que estava em casa com a esposa e o neto no momento do vendaval. “A energia acabou e fomos para o quarto. Depois ouvi um barulho muito forte e pensei que fosse trovão, mas quando saí, vi que a árvore tinha caído sobre o telhado”, relatou. Ele acrescentou: “Felizmente ninguém se machucou. Agora é aguardar a retirada dos galhos pela prefeitura.”
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há risco de novos temporais nesta segunda-feira (3), com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. O órgão também registrou que a umidade relativa do ar variou entre 95% pela manhã e 65% durante a tarde, mantendo alta presença de nuvens.
O Cemtec prevê que as chuvas continuem ao longo da semana, mas com intensidade moderada. As temperaturas devem variar entre 21°C e 30°C em Campo Grande. O trimestre de novembro a janeiro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares em Mato Grosso do Sul, segundo o órgão.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


