Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025


Marco Eusébio Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 12:51 - A | A

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 12h:51 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

TJMS, TCE e Assomasul firmam acordo para fomentar política de proteção às mulheres

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Os presidentes Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), conselheiro Flávio Kayatt, e o prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, representando da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), firmaram ontem um acordo de cooperação técnica visando unir esforços para a implementação da Lei Federal nº 14.899/2024, que obriga Estados e Municípios elaborarem planos de metas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Também assinou o documento a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça, no ato que contou ainda com a presença da conselheira substituta Patrícia Sarmento.

Dorival Pavan destacou que ações isoladas das instituições não são suficientes para enfrentar os altos índices de feminicídio e outras formas de violência doméstica, sendo essencial uma atuação conjunta e articulada entre os poderes e órgãos públicos. O presidente do Tribunal disse ainda que o objetivo é estruturar e fortalecer os municípios, que são o principal cenário dessas ocorrências, para que possam instituir políticas públicas permanentes de proteção às mulheres e estejam mais preparados para agir de forma eficaz no enfrentamento à violência doméstica e na proteção das vítimas.

De acordo com o documento, o acordo tem como objeto a conjugação de esforços técnicos e operacionais entre as três instituições para fomentar, orientar e acompanhar os municípios na elaboração e implementação dos planos de metas previstos na nova legislação federal. O projeto conjunto recebeu o nome “MS por Elas: Justiça e Controle são da nossa conta”, simbolizando a integração entre o sistema de justiça, o controle externo e a gestão municipal em prol da proteção das mulheres.

A parceria abrange todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, que serão organizados em seis grupos regionais, conforme a divisão de jurisdicionados do TCE-MS. O público diretamente beneficiado é a população feminina do Estado, estimada em aproximadamente 1,4 milhão de mulheres, além da sociedade em geral, que será impactada pelas ações de prevenção, qualificação e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica.

O cronograma de execução do acordo prevê quatro etapas principais: a elaboração de uma Resolução Conjunta TJMS/TCE-MS que formaliza o projeto “MS por Elas” e define seus objetivos gerais; a criação de uma Cartilha Técnico-Pedagógica; a realização de um diagnóstico situacional dos 79 municípios; e a implantação de um painel integrado de monitoramento. (Com TJMS)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS