Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 14:51 - A | A

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 14h:51 - A | A

15º Fasp

Mara Caseiro e Governador realizam a abertura do 15º Fasp

Diretora-presidente da Fundação de Cultura destaca compromisso do governo com a cultura de MS

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Portal MS

Mara Caseiro

Mara Caseiro, diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS, fala na abertura do 15º Fasp

Governador Reinaldo Azambuja juntamente com a diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro abriram juntos o 15ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp).  “Conhecer nossas raízes, nosso passado, é antes de mais nada conhecer o chão onde se pisa, o significado dos hábitos, sotaques, costumes, ritmos e sabores que simbolizam nosso Mato Grosso do Sul”, declarou Mara.

 

Mara Caseiro ressaltou ainda, em seu discurso de abertura do Fasp, os grandes personagens homenageados pelo evento – Mãe de Santo Cacilda de Paula, escritor Hélio Serejo, coreógrafo e ativista cultural Joílson Silva da Cruz, artista plástico Edson Castro e o canto e compositor Paulo Simões. “Estamos reconhecendo o papel que desempenharam na construção da nossa identidade cultural”, disse.

 

Segundo assessoria ao citar outro homenageado, o Rio Paraguai, Mara Caseiro disse que a partir de suas veias fluviais povos de várias partes do mundo chegaram a Corumbá, criando um dos componentes genéticos da cultura regional. Um rio, segundo ela, que ao mesmo tempo afasta e divide fronteiras tem o poder de unir povos e culturas, responsáveis pela construção da malha histórica de Mato Grosso do Sul.

 

Para o governador Reinaldo Azambuja, a pluralidade e a integração da América Latina são as marcas do Festival, que chega a sua 15ª edição, se consolidando como uma grande festa cultural, com mais de 50 atrações, todas gratuitas. Durante a abertura, o governador destacou que apesar da crise que vários estados enfrentam, inclusive com atraso de salários, em Mato Grosso do Sul foi possível manter as contas em dia, obras e os festivais culturais.

 

“Os governos enfrentam dificuldades. A maioria não consegue pagar a folha. E nos governos a primeira coisa que se corta é cultura e esporte, mas nós estamos fazendo diferente”, disse. Ele afirmou ainda que o Festival América do Sul, que acontece até domingo (17), também é uma oportunidade para os turistas conhecerem as belezas do Pantanal Sul-mato-grossense. “Praias, existem muitas no mundo inteiro. Pantanal, só tem um, e é aqui”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS