A população de Campo Grande foi às ruas protestar contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a corrupção. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 100 mil pessoas participaram da manifestação na Capital de Mato Grosso do Sul. A ação aconteceu no domingo (13), em todo o Brasil, e foi a maior até o momento.
Mais de 500 policiais militares garantiram a segurança da população. Não foi registrada nenhuma ocorrência durante o protesto em Campo Grande. “O policiamento especial foi planejado e executado, para que o direito constitucional da livre manifestação de pensamento fosse alcançado a todo vapor, de forma pacífica e ordeira”, afirmou o coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, comandante do Comando do Policiamento Metropolitano.
A manifestação foi monitorada pela Diretoria de Inteligência da PM, com equipes que acompanharam o andamento da passeata. A ideia era identificar indivíduos com potencial de promover desordem, e também contou com apoio do Comando do Policiamento Especializado (CPE) e o Centro de Ensino e Formação da PMMS (CEF).
O protesto começou às 14h com muito humor e sem violência, a concentração aconteceu na Praça do Rádio e seguiu até altos da avenida Afonso Pena. As pessoas levaram cartazes, faixas, jararacas de brinquedo e boneco Pixuleco, que lembrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula também foi um dos alvos do dia 13. As pessoas clamaram pela saída da presidente e fim da corrupção. Alguns manifestantes foram com cavalos para as ruas.
De acordo com a organização da ação, aproximadamente 200 mil pessoas participaram do protesto. "Nosso objetivo foi mandar um recado aos corruptos. Não suportamos mais desvios de ética, conduta. Corruptos não serão aceitos, não importa o partido. São assassinos da esperança, saúde, segurança e educação de qualidade", afirma uma das organizadoras Fabrícia Salles.
As cidades de Mato Grosso do Sul que participaram do protesto foram: Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Três Lagoas.
Vídeo
*Matéria atualizada às 10h22.