A partir de segunda-feira (07), a coleta de material para a realização do RT-PCR, exame considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19, será realizado em 32 unidades de saúde de Campo Grande através de demanda espontânea.
A intensão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é facilitar o acesso ao exame para interromper de forma precoce a cadeia de transmissão do vírus. “Enquanto mais cedo o paciente tiver o diagnóstico da infecção, mais cedo ele inicia o isolamento domiciliar, evitando que outras pessoas possam ser contaminadas pelo vírus”, explica o secretário municipal de saúde José Mauro Filho.
O atendimento por demanda espontânea iniciou no dia 1º, quando as 24 unidades que já realizavam a coleta através de agendamento passaram a receber os pacientes suspeitos em horários determinados, de acordo com a procura da população.
De acordo com a assessoria, só poderá relizar a coleta a pessoa que tiver entre o terceiro e oitavo dia de sintoma respiratório. “É necessário que o caso suspeito tenha critérios para ser feita a coleta, não será atendida qualquer pessoa que resolva buscar a unidade de saúde para apenas tirar a dúvida”, completa o secretário.
Onde buscar a coleta?
De 8h às 10h
UBS Universitário
USF Mata do Jacinto
USF Estrela Dalva
USF Zé Pereira
USF Los Angeles
USF Botafogo
USF Iracy Coelho
Clínica da Família Portal Caiobá
USF Batistão
USF Parque do Sol
UBS 26 de Agosto
USF Tiradentes
UBS Dona Neta
USF Vila Nasser
USF Oliveira
USF Nova Bahia
USF São Francisco
USF Aero Itália
USF Albino Coimbra
USF Estrela do Sul
USF Vida Nova
USF Serradinho
USF Tarumã
* USF Anhanduí – Terça e sexta-feira das 08 às 10 horas
Das 13h às 15h30
USF Cristo Redentor
USF Jardim Noroeste
USF Jardim Azaléia
USF Vila Fernanda
USF Moreninha
UBS Aero Rancho
USF Caiçara
USF Itamaracá
Finais de semana e feriados (7h30 às 16h30)
USF Parque do Sol
USF Nova Lima
*USF Cristo Redentor – sábados das 7h30 às 16h30