Um convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e a Caixa Econômica Federal vai garantir a revitalização da Lagoa Itatiaia e quatro praças esportivas. As praças atendem os bairros Aero Rancho, Jardim Centenário, Santa Felicidade e Indubrasil.
Com R$ 834 mil do Ministério e mais R$ 100 mil de contrapartida de recursos próprios, será revitalizada a Lagoa Itaiaia, um dos cartões postais de Campo Grande. Segundo o autor do projeto, arquiteto Marcelo Silva, as intervenções previstas não trarão nenhum impacto ambiental.
“A construção de três decks, preservará as matas ciliares porque não haverá mais pisoteio dos visitantes que poderão se aproximar da lagoa pela passarela da estrutura de madeira”, explica. Um dos decks foi planejado especialmente para os participantes das competições aquáticas dos jogos radicais urbanos.
Está previsto o calçamento com piso intertravado de 62 mil metros quadrados de trilhas que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e a pista de caminhada de 1.360 metros. Será instalada uma área de convivência, com playground, fontes interativas. Haverá construção de um palco para pequenos performances artísticas, aulas de educação ambiental, cercado por bancos rústicos feitos de eucalipto.
A estrutura para atividade física será ampliada com uma estação de ginástica. Serão construídas 12 mesas para jogos (dominó, xadrez, carta); a iluminação reforçada, um container será adaptado como banheiro e uma sala para administração.
Após a pandemia, voltarão a ser oferecidas oficinas gratuitas de Pilates e Grupo de Corrida pela equipe da Funesp, além das oficinas da Secretaria de Saúde nos equipamentos da academia da terceira idade.