Indígenas invadiram agora pela manhã mais duas propriedades no município de Miranda, conforme informações da Polícia Militar, que está no local para averiguar a situação. Desde segunda-feira (4), as fazendas Charqueado e a Petrópolis, que é do ex-governador do Estado, Pedro Pedrossian, foram tomadas por cerca de 100 índios Terena.
Segundo a PM, a invasão é em protesto contra as demarcações de terras, pois alegam que 36 mil hectares dessas propriedades são terras indígenas.
De acordo com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os índios em Miranda estão acuados por fazendeiros. “Abordaram nossos companheiros (Terena) e ameaçaram tomar a moto de um deles se ele não informasse sobre quem estava na ação”, declara o indígena Vahelé.
Esta é a terceira vez que os Terena retomam a área da fazenda Petrópolis. Segundo o Cimi, em maio de 2010, após permanecer por sete meses na fazenda, a comunidade foi violentamente desalojada com o uso de bombas de gás lacrimogêneo, cães e balas de borracha.
Área retomada
A área retomada é uma pequena parte do total de 36.288 hectares da Cachoeirinha, já reconhecida como terra tradicionalmente ocupada pelo povo Terena, conforme o Relatório de Identificação publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 2003.
Além da identificação, em 2007 foi assinada a Portaria Declaratória dos limites da terra indígena pelo ministro da Justiça. O procedimento administrativo de demarcação foi parcialmente suspenso em 2010, por decisão liminar proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em beneficio do ex-governador do MS.
Por Gilmar Hernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
04/04/2011 - 16:45
Indígenas invadem novamente fazendas do ex-governador Pedro Pedrossian
18/05/2010 - 08:08
Indígenas saem da Fazenda de Pedro Pedrossian e reintegração de posse é cumprida
09/09/2008 - 17:08
Índios terena desocupam pacificamente propriedade do ex-governador Pedrossian