Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009, 18:46 - A | A

Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009, 18h:46 - A | A

IEL define parceria com o ITC da Espanha

Da Redação (MA)

Desde segunda-feira (23), o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, encontra-se na cidade de Castellón, na Espanha, para a definição de parceria com o ITC (Instituto de Tecnologia de Cerâmica), afim de realizar a capacitação técnica e tecnológica de pelo menos 20 empresas ceramistas de Mato Grosso do Sul, incluindo as 13 cerâmicas do APL (Arranjo Produtivo Local) de Rio Verde de Mato Grosso.

Segundo Bergson, as aulas de capacitação serão realizadas no Senai de Rio Verde, onde será utilizada a infra-estrutura do Centro Técnico e Tecnológico para Atividade Artesanal e Designer em Cerâmica. “A intenção é iniciar essa capacitação ainda no mês de abril deste ano, concluindo essas primeiras três fases até julho”, declarou, prevendo que até dezembro deste ano será finalizada a primeira parte da parceria.

Ele diz que essa parceria faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional das PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que visa a adequação de produtos e processos para a exportação do material a países europeus. O Projeto é uma parceria entre a Fiems, IEL, Senai, Sindicer (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul), Sebrae e ATCPAN (Associação do Arranjo Produtivo Cerâmico Terra Cozida do Pantanal).

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, e representantes das demais entidades no início deste ano em Rio Verde. Conforme o acordo, cerca de R$ 580 mil foram viabilizados pela Fiems, IEL e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), sendo que os especialistas do ITC vão transferir tecnologia e apontar as adequações necessárias de acordo com os critérios de importação da Europa.

Hoje, o superintendente e a presidente do Sindicer/MS visitarão a Associação dos Ceramistas da Região de Castellón e a Associação de Fabricantes de Máquinas para o Setor Cerâmico. “Nossa intenção, é abrir as portas para o grupo de empresários sul-mato-grossenses que visitarão a Europa no segundo semestre deste ano”, explicou Bergson (com informações da Fiems).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS