Campo Grande 00:00:00 Domingo, 06 de Julho de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Junho de 2020, 15:27 - A | A

Sexta-feira, 05 de Junho de 2020, 15h:27 - A | A

Temporários

IBAMA estuda contratar mais de 1481 profissionais para atendimentos emergenciais

Os trabalhadores temporários serão contratados por meio de um processo seletivo simplificado

Juliana Brum
Capital News

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) poderá contratar temporariamente 1.481 profissionais para reforçar o atendimento a emergências ambientais. A autorização consta da Portaria Interministerial 13.378 , publicada na última quarta-feira (4) no Diário Oficial da União.

Ibama e PMA

Mais de R$ 6 milhões em multas são aplicadas em “Operação Mata Atlântica em Pé”

O Ibama pretende contratar para ações emergenciais ligadas ao meio ambiente

 

Ao todo, serão 1.160 vagas para brigadistas, 281 vagas para cargos de chefia de esquadrão e brigada e 40 vagas para supervisores de brigada. Os contratos terão a validade de até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo dois anos. O Ibama definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados e está autorizado a publicar edital a partir deste mês.

 

Segundo a Agência Brasil o anuncio das possíveis vagas será conforme o modelo da MP, os trabalhadores temporários serão contratados por meio de um processo seletivo simplificado, sem concurso público, apenas por meio de edital de chamamento. No entanto, o processo seletivo é dispensado nas seguintes situações: calamidade pública, emergência em saúde pública, emergência e crime ambiental, emergência humanitária e situações de iminente risco à sociedade.

 

Os temporários só poderão ser novamente admitidos 24 meses depois do fim do contrato, exceto quando a contratação decorrer de processo seletivo simplificado de provas ou de títulos, como nas universidades federais e nos institutos de pesquisa. Pessoas com mais de 75 anos e aposentados por incapacidade permanente não poderão ser contratadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS