Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Julho de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 13:33 - A | A

Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 13h:33 - A | A

Ressocialização

Horta social beneficia reeducandos da Agepen de Naviraí

Projeto proporcionará conhecimento em agricultura familiar e alimentação saudável

Odirley Deotti
Capital News

Divulgação/Agepen

Horta social beneficia reeducandos da Agepen de Naviraí

:

Em Naviraí, município no sul do Estado, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) deu início à implantação de uma horta social educativa no pátio da unidade assistencial. Por meio do Patronato Penitenciário de Naviraí, o projeto visa oferecer ocupação produtiva e maior dignidade aos reeducandos da instituição e seus familiares.

O programa pretende beneficiar diretamente os reeducandos, proporcionando conhecimento técnico na área de agricultura familiar, oportunidade de remição de pena por meio do trabalho e alimentação mais saudável para todos os envolvidos. Aproximadamente 15 reeducandos atuarão na produção e manutenção da horta.

Com área total de 1.100 metros, serão cultivadas diversas hortaliças e leguminosas. A iniciativa conta com o apoio da Agraer, Prefeitura de Naviraí, Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e Instituto Federal de Naviraí, por meio do curso técnico e superior em Agronomia.

Para a diretora do Patronato Penitenciário de Naviraí, Neide de Oliveira Alves, as parcerias firmadas pelo sistema prisional do Estado com instituições públicas e a própria sociedade buscam desenvolver projetos para que a ressocialização aconteça de fato, seja através do estudo, capacitação e o oferecimento de um trabalho digno.

“A horta social educativa é uma importante possibilidade em transformar um espaço ocioso da unidade em oportunidade de qualificação profissional e geração de renda lícita a esses apenados e suas famílias”, explica Neide.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS