Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 29 de Abril de 2021, 13:51 - A | A

Quinta-feira, 29 de Abril de 2021, 13h:51 - A | A

Suspensão

Governo do Estado suspende a privatização da MSGÁS

Estado detém 51% das ações da empresa

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Governo do Estado suspende a privatização da MSGÁS

Sede da MSGÁS

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, anunciou nesta quinta-feira (29) a suspensão da desestatização de 51% das ações da companhia MSGÁS, empresa responsável pela distribuição de gás em MS.

 

Reinaldo Azambuja (PSDB), Governador do Estado, destacou que a medida foi determinada após uma análise minuciosa do projeto. “Essa decisão, de não vender a MSGÁS, tomada após a realização de um estudo de viabilidade, será fundamental para garantir incentivos que resultem em qualidade e produtividade nesse momento", explicou via assessoria.

 

Mesmo com a suspensão, a administração estadual assegurou que será mantida a construção do novo modelo de concessão, elaborado por meio da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto segue as recomendações do novo Marco Regulatório do Gás Natural, instituído pelo Presidente da República Jair Bolsonaro. Conforme a assessoria, o modelo de contrato irá priorizar a adoção de práticas regulatórias modernas, a aplicação de um novo plano de investimento, novas regras tarifárias e diversos outros fatores que contribuem na produtividade e qualidade nos serviços.

 

A determinação de não privatizar a empresa foi estruturada em um série de incertezas de mercado, entre elas destaca-se a saída da Petrobras da área de transporte e distribuição de gás.

 

Secretária Especial de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni ressalta que após o estudo da proposta, foi constatado que este não seria o momento mais oportuno para a venda de parte da companhia. “Com base nos estudos do BNDES vamos definir o modelo de contrato a ser seguido. Esse modelo estará  alinhado às diretrizes da nova lei do gás e garantirá as  boas práticas regulatórias. Depois de estudos de qualidade entendemos que era preciso um ambiente de maior estabilidade no mercado de gás para que a venda acontecesse", afirmou a secretária.

 

Na ocasião, Azambuja ressaltou que a decisão de manter o Estado como detentor da maior parte das ações da companhia, foi comunicada aos funcionários na última semana, pelo diretor-presidente da MSGÁS Rui Pires dos Santos. 

 

"Entendemos que a MSGÁS é uma empresa sólida, com um trabalho primoroso de sua equipe. O empenho da comissão dos funcionários da MSGÁS para mim foi um dos pontos altos nessa decisão. É gratificante perceber que, mais do que defender os interesses da companhia, eles demonstraram a posição do cidadão sul-mato-grossense sobre o assunto. Esse é o tipo de gestão participativa que faz toda a diferença", complementou o governador.

 

Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel destacou a importância da medida. "O governador fez da MSGÁS uma empresa técnica. A companhia fechou 2020 com o maior lucro de sua história e isso devemos aos que estão trabalhando nessas operações e ajudando nesse crescimento", ressaltou via assessoria.

 

O diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, avalia positivamente a decisão.“Essa foi uma decisão extremamente bem conduzida durante todos os momentos das discussões, tratada sempre com alto nível, respeito e assertividade por todas as partes", enfatizou 

 

A MSGÁS nasceu em 1998, e desde então administra a distribuição de gás em MS, o Estado detém 51% das ações da empresa e a Petrobras Gaspetro é detentora dos 49% restantes. 

 

Entre as competências da empresa está a execução de serviços relacionados à pesquisa tecnológica, exploração, produção, aquisição, armazenamento, produção e comercialização independente de energia elétrica; transporte, importação, exportação, fabricação e montagem de componentes necessários ao suprimento do mercado de gás e a distribuição e comercialização de gás e/ou subprodutos e derivados.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS