Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 16:56 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 16h:56 - A | A

Incêndios florestais

Governo de MS controla queimadas no Pantanal de Corumbá

Com ações pontuais e investimentos, Corpo de Bombeiros combate incêndios florestais

Hélder Rafael
Capital News

ms.gov.br

Governo de MS controla queimadas no Pantanal de Corumbá

Governo de MS controla queimadas no Pantanal de Corumbá

O Corpo de Bombeiros concluiu com êxito esta semana mais uma ação de combate aos incêndios florestais registrados no Pantanal de Corumbá, com o controle dos focos de calor na região do Paraguai-Mirim, onde situa-se a escola rural do Jatobazinho. 

 

Esse é um resultado do trabalho sistematizado, feito pelo governo do Estado, de intervenções de campo para extinguir as queimadas, a maioria causada pela ação do homem.

 

Com a antecipação da ocorrência de focos, devido a prolongada estiagem, o Governo do Estado criou uma rede permanente de combate às queimadas e manteve ativa a Sala de Situação, onde as condições climáticas são monitoradas para embasar ações estratégicas e preventivas. A rede tem o apoio de aeronaves de Mato Grosso e Distrito Federal.

 

“As ações do governo, demonstradas com essa força-tarefa, envolvendo várias instituições, inclusive de outros estados, foram fundamentais para debelarmos esses incêndios e garantirmos a integridade dos nossos recursos naturais e a saúde das pessoas”, afirma Jaime Verruck, titular da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Verruck destaca, ainda, as medidas preventivas adotadas pelo Estado para o controle das queimadas florestais e urbanas, criando uma legislação específica que hoje o governo federal anuncia para a região da Amazônia: a moratória a queima controlada, que em Mato Grosso do Sul está em vigor no período de 1º de agosto a 31 de outubro. “Se for necessário, vamos decretar estado de emergência com o agravamento da situação, hoje controlada”, disse.

 

Investimentos

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joílson Alves do Amaral, o comprometimento do Governo do Estado com a estruturação da rede de combate e prevenção às queimadas, a qual se integram brigadas dos setores sucroenergético e de celulose, Mato Grosso do Sul amplia seu poder de resposta aos grandes incêndios. 

 

Joílson anunciou a aquisição, com recursos próprios do Estado, de uma aeronave de combate aos incêndios, modelo Air Tractor, com capacidade para transportar três mil litros de água, ao custo de R$ 10 milhões. Também estão previstos investimentos de R$ 13 milhões, via governo federal, para compra de viaturas adequadas para combate em terrenos extremos. “Estamos criando uma frente de prevenção para enfrentarmos situações mais críticas este ano”, frisa.

ms.gov.br

Governo de MS controla queimadas no Pantanal de Corumbá

Governo de MS controla queimadas no Pantanal de Corumbá

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS