O governo federal decidiu que o Ferroanel de São Paulo será incorporado ao edital da próxima licitação da Malha Oeste, ferrovia que liga o Mato Grosso do Sul ao interior paulista. Essa mudança, divulgada pela imprensa, tem como meta tornar o leilão, previsto para o primeiro semestre de 2026, mais atraente para investidores privados.
Com cerca de 1.978 quilômetros de extensão, a Malha Oeste é vital para o transporte de produtos como minérios, grãos e celulose, além de conectar o Mato Grosso do Sul à Bolívia e ao interior paulista. O Ferroanel, um projeto antigo com cerca de 53 km de extensão, vai ligar as regiões de Perus e Itaquaquecetuba, contornando a Grande São Paulo.
Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), celebrou a decisão. “É uma boa notícia. O governo do Mato Grosso do Sul tem investido tempo e esforços nesse projeto, construindo parcerias importantes para o desenvolvimento logístico do Estado”, afirmou em suas redes sociais.
A principal vantagem da inclusão do Ferroanel está em retirar os trens de carga do centro urbano da capital paulista, o que permitirá liberar espaço para o transporte de passageiros e melhorar a fluidez da malha ferroviária. Isso representa um ganho significativo para a mobilidade e para o setor logístico da região.
Inaugurada em 1905 como Ferrovia Noroeste do Brasil, a Malha Oeste teve papel fundamental no crescimento econômico paulista e na integração territorial do Mato Grosso do Sul. Após ter sido incorporada à Rede Ferroviária Federal em 1957 e concedida à iniciativa privada em 1996, o projeto de modernização da malha tem um custo estimado superior a R$ 6 bilhões.