A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a execução de obras em sete trechos da BR-163, em Mato Grosso do Sul. A medida integra o novo ciclo de investimentos da concessão federal, que prevê modernização da principal rota de escoamento da produção agroindustrial do estado. “Estamos garantindo melhorias que trazem mais segurança e fluidez ao tráfego”, informou a agência.
A autorização, publicada no Diário Oficial da União, prevê a construção de faixas adicionais, acostamentos, duplicações e rotatórias em pontos estratégicos. A empresa Motiva, vencedora do processo de repactuação do contrato de concessão, será responsável pelos serviços. “Nosso objetivo é concluir as obras em até um ano”, reforçou a concessionária.
Os trechos contemplados estão nos municípios de Mundo Novo, Jaraguari, Itaquiraí, Campo Grande e Coxim. Entre as intervenções previstas estão duplicação entre os km 454 e 460, no trecho urbano da capital, e implantação de faixas adicionais e acostamentos em outras regiões. A ampliação faz parte do Programa de Exploração da Rodovia (PER), que prevê mais de 200 km de duplicações e 170 km de faixas adicionais ao longo da concessão.
O contrato com a Motiva é válido até 2054 e estima investimentos de R$ 16,59 bilhões ao longo de 29 anos. “É um compromisso assumido para garantir infraestrutura moderna e reduzir gargalos logísticos”, destacou a ANTT. Além disso, a agência informou que os reajustes no pedágio só poderão ocorrer após a entrega das obras e o período de transição de três anos.
A BR-163 havia sido concedida à CCR MSVia em 2014, com promessa de duplicar quase todo o trecho estadual. Contudo, apenas 18% foi executado, resultando em nova licitação e no redesenho do modelo atual. “Agora, temos um cronograma realista e metas claras para assegurar que as obras saiam do papel”, concluiu a ANTT.