Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 01 de Julho de 2025


Política Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 13:22 - A | A

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 13h:22 - A | A

COP15

COP15 deve atrair até 5 mil visitantes e impulsionar economia de Campo Grande

Setores de turismo, hotelaria e gastronomia de Campo Grande já se preparam para receber a conferência mundial sobre espécies migratórias em 2026

Viviane Freitas
Capital News

A realização da COP15 da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres, marcada para 2026 em Campo Grande, começa a movimentar os setores de turismo, hotelaria e gastronomia da Capital. A estimativa é de que o evento reúna entre 4 mil e 5 mil participantes de diferentes partes do mundo, o que pode representar um impacto significativo na economia local. “Acreditamos que a estrutura atual comporta a demanda”, afirmou Juliano Wertheimer, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de MS (Sindha-MS).

Segundo o sindicato, Campo Grande dispõe de mais de 8 mil leitos e mais de 2,5 mil estabelecimentos de alimentação, conforme dados do Observatório de Turismo e da Prefeitura. A maioria do fluxo turístico atual é de origem interna, mas a expectativa é que eventos internacionais como a COP15 atraiam visitantes com maior poder aquisitivo. “O setor seria ainda mais estimulado com esse tipo de evento, promovendo uma grande expansão no número de estabelecimentos”, explicou Wertheimer.

A prefeita Adriane Lopes celebrou a escolha da cidade como sede. “Temos orgulho de sediar um evento dessa magnitude, que coloca nossa cidade no centro das discussões sobre conservação ambiental. Nossa missão será garantir que esse encontro deixe um legado positivo para as políticas ambientais locais e globais”, afirmou. Já Bruno Wendlling, diretor da Fundação de Turismo de MS, destacou a boa estrutura logística da Capital e o conceito de “bleisure”, que une negócios e lazer. “Campo Grande está bem posicionada”, reforçou.

Além da Capital, municípios como Bonito, Três Lagoas e Dourados também despontam como destinos para eventos e turismo corporativo. A COP15 reunirá representantes de 130 países e discutirá temas urgentes da conservação ambiental frente às ameaças humanas e às mudanças climáticas. O secretário estadual Jaime Verruck destacou a importância da conferência para o fortalecimento de políticas públicas e para a projeção de Mato Grosso do Sul no cenário global.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS