O Brasil e a China assinaram nesta segunda-feira (7) um memorando de entendimentos para fortalecer a malha ferroviária brasileira e ampliar a integração com países da América do Sul. A parceria foi formalizada entre a estatal brasileira Infra S.A. e a China Railway Economic and Planning Research Institute, responsável por elaborar estudos técnicos sobre o setor ferroviário.
O acordo faz parte do projeto "Rotas de Integração Sul-Americana", criado em 2023 e estruturado em cinco grandes rotas ligando o Brasil a países vizinhos por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O foco está na conectividade com o Oceano Pacífico por meio da ferrovia bioceânica, que vai ligar o porto de Ilhéus (BA) ao porto de Chancay, no Peru, passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Com a assinatura, a China assumirá a análise de viabilidade e estudos para integração dos modais de transporte. Segundo a ministra Simone Tebet, “o Brasil começa a pagar uma dívida histórica consigo mesmo” ao avançar em sua infraestrutura ferroviária, tradicionalmente deficiente apesar da extensão territorial do país.
A ferrovia bioceânica será construída a partir de linhas já em andamento, como a Fiol e a Fico, e deverá conectar o Atlântico ao Pacífico. O governo federal aposta que a iniciativa facilitará o comércio regional e internacional, além de atrair turistas e investimentos para o Brasil e países parceiros.