Um bebê foi salvo por um bombeiro militar após engasgar com leite materno, no fim da noite em Corumbá. Segundo o boletim de ocorrência, a mãe da criança, identificada apenas pelas iniciais K.M.O, chegou ao quartel do Corpo de Bombeiros cerca de meia hora antes da meia-noite, em busca de socorro imediato.
Imagens mostram a movimentação dos agentes e o momento em que o bebê é passado de mão em mão até chegar ao soldado Corvalan. De acordo com o relato da mãe, o bebê havia acabado de ser amamentado e, ao ser colocado para dormir, sofreu uma broncoaspiração — quando alimentos ou líquidos entram nas vias aéreas.
No quartel, o soldado Corvalan realizou a manobra de desobstrução com três “tapotagens”, técnica que fez com que o bebê chorasse e expelisse secreções. “O bebê respondeu de imediato, de forma chorosa”, informou o Corpo de Bombeiros. Após o atendimento inicial, a criança foi levada ao Pronto-Socorro da cidade com a mãe.
Engasgamentos são emergências sérias, especialmente em crianças pequenas. Segundo o Ministério da Saúde, 94% dos casos de asfixia por engasgo até 2022 ocorreram com menores de sete anos. O Corpo de Bombeiros orienta que, em situações assim, a população deve ligar imediatamente para o 193.