Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


Geral Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 07:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 07h:00 - A | A

Santo Antônio

13 de junho Dia do Santo Antônio de Pádua padroeiro de Campo Grande

Conhecido pelos fiéis como o “Santo Casamenteiro”

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Arquidiocese

Padroeiro de Campo Grande é o santo de toda a família

Santo Antônio de Pádua

Nesta quinta-feira, 13 de junho, é celebrado o Dia de Santo Antônio de Pádua, conhecido como o "Santo Casamenteiro", padroeiro de Campo Grande. Ainda, Santo Antônio é padroeiro dos municípios de Batayporã, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos.

Na Capital, foi sancionada pelo então prefeito Nelsinho Trad, a Lei nº 3901 de 29 de outubro de 2001, que institui o dia 13 de junho como o "dia do Padroeiro do Município de Campo Grande, Santo Antônio de Pádua, será feriado municipal".

Muitos fiéis recorrem ao Santo Antônio quando querem encontrar um marido ou esposa. Segundo a tradição, o título de santo casamenteiro se deve após um episódio, no qual uma jovem pobre teria pedido a bênção porque não conseguia realizar o seu casamento devido às condições financeiras, não tendo dinheiro para pagar o dote, vestimentas e o enxoval. Então, o frei abençoou a jovem e pediu que confiasse; passados alguns dias, a mulher recebeu tudo que precisava e conseguiu se casar.

Igreja

O fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, era devoto do santo, em honra foi construída a igreja de Santo Antônio em pau-a-pique, inaugurada em 1878 pelo padre de Nioaque, Julião Urquia.

Em 1922, a igreja foi demolida, sendo construída a Matriz de Santo Antônio, consagrada como Catedral Metropolitana em 1991, durante a visita pastoral do Papa João Paulo II.

Divulgação

13 de junho Dia do Santo Antônio de Pádua padroeiro da Capital

Catedral

Celebração

A celebração na Capital começa cedinho, às 6h30, com a entrega de 15 mil bolos de pote de Santo Antônio, contendo 2 mil alianças.

Já às 18h, haverá uma procissão que partirá da Catedral em direção à Praça do Rádio Clube. Às 19h, será celebrada a Santa Missa, seguida por show da Fraternidade São João Paulo II.

Divulgação/Assessoria

Produção do bolo de Santo Antônio bate recorde e terá duas mil alianças este ano

Este ano, para quem busca se casar, as chances de encontrar uma aliança e renovar as esperança, são maiores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS