Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Cotidiano Sábado, 28 de Março de 2009, 10:31 - A | A

Sábado, 28 de Março de 2009, 10h:31 - A | A

Fiscais do Inmetro recolhem peixes com excesso de gelo no peso

Da Redação (LM)

Inmetro constatou irregularidades no peso dos produtos congelados. Apenas uma marca estava dentro dos padrões exigidos.

Fiscais do Inmetro visitaram supermercados em Campo Grande e constataram irregularidades no peso do peixe de diversas marcas. Os pescados foram apreendidos e deverão ser retirados do mercado pelas empresas.

Amostras de peixe e camarões congelados de sete empresas foram analisadas. Depois que o gelo era derretido, o peso real do produto chegava a ser 20% menor do que o peso indicado na embalagem.

Apenas uma marca estava dentro dos padrões exigidos pelo Inmetro. Os consumidores que compravam os outros produtos levavam gelo para casa.

“Para um produto de um quilo, seria tolerado no máximo 30 gramas a menos, mas estamos encontrando acima de 150 gramas a menos”, explica o fiscal do Inmetro, Eder Luís Martins.

As indústrias que cometeram irregularidades terão de pagar multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. Muitas empresas já haviam sido autuadas no ano passado.

Segundo o Inmetro, os supermercados não são multados, porque a fraude ocorre nas indústrias.

No maior atacadista de Campo Grande foram recolhidos pescado, crustáceos e moluscos. Foram escolhidas embalagens de sete empresas que juntas são responsáveis por 90% do mercado de pescado do Brasil. Em um pacote de camarão congelado a balança marcava um pouco mais de um quilo. Os técnicos tiram o excesso de gelo e na segunda aferição o peso é outro.

Nem todos têm à a disposição pescado fresco no mercado. A maioria compra peixe e camarão embalados. Na fiscalização o Inmetro encontrou nas amostras embalagens que indicam um peso mas que a quantidade do produto é bem menor. Tem gente comprando peixe e levando gelo para casa.

A maioria das amostras é de indústrias de Santa Catarina. Apenas uma marca estava dentro dos padrões exigidos pelo Inmetro. A embalagem de filé de tilápia diz que ali tem um quilo de peixe. Mas foi só derreter o gelo e ver que o peso de fato, é diferente. A diferença chega a 200 gramas em alguns casos. (TV Morena)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS