Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Junho de 2009, 18:05 - A | A

Quarta-feira, 03 de Junho de 2009, 18h:05 - A | A

Fiems discute no Chile criação de Centro de Gerência de Negócios da Zicosul

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com o intuito de fomentar as relações comerciais com os países que integram a Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), a Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - deve se tornar um dos centros de gerência de negócios que serão criados pelos Estados integrantes da Zona de Integração. O assunto faz parte das três propostas discutidas pelos prefeitos, governadores e intendentes durante a manhã desta quarta-feira (02/06) no 1° Seminário Empresarial da Zicosul, que está sendo realizado em Antofagasta, no Chile.

De acordo com o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, que representa o Sistema Fiems no evento, a proposta da criação dessa gerência de negócios é um ponto que a entidade defende e apóia para garantir o desenvolvimento econômico regional mediante ampliação dos mercados comerciais. “Durante a discussão ficou evidente a necessidade de criação desse centro em que cada participante da Zicosul ficou de designar quem será o responsável pela gestão”, ressaltou, acrescentando que um entendimento discutido com o representante do Governo do Estado no seminário apontou que em Mato Grosso do Sul a responsabilidade caberá a Fiems.

Ainda segundo Bergson Amarilla, durante o encontro também foram discutidos outros dois pontos com os prefeitos, governantes e intendentes da Zicosul, sendo que um deles seria a promoção de esforços para diminuir as barreiras aduaneiras ou de fronteiras para facilitar o trânsito de mercadorias dentro da Zicosul. “Seria criado um sistema para promover a expansão e diversidade do comércio, facilitando os contatos entre os produtores e comercializadores da Zicosul com potenciais compradores internacionais, especialmente de países ribeirinhos do Ocêano Pacífico”, informou.

O terceiro ponto discutido foi a integração de esforços dos países integrantes da Zicosul para harmonizar a aplicação de normas e estratégias fitossanitárias e zoosanitárias comuns na sub-região. “Por meio de um protocolo os países integrantes da Zicosul se comprometem a disponibilizar esforços para resolver problemas ou ainda evitar problemas dessa natureza”, pontuou o superintendente do IEL.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS