Começou neste domingo (10) e segue até a próxima quarta-feira (13), das 9 às 19 horas, a 3ª Feira de Calçados, Couros, Vestuário e Acessórios de Mato Grosso do Sul (Feicc-MS). A expectativa da organização é movimentar R$ 12 milhões em quatro dias.
O objetivo do Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul (Sindical/MS) com o evento é mobilizar representantes, empresários e lojistas do ramo do calçado, visando o aumento do fluxo econômico no setor. O principal atrativo fica por conta das novas tendências da coleção Primavera/Verão 2016/2017.
De acordo com o presidente do Sindical/MS, João Camargo, estima-se receber mais de 400 lojistas de todo o Estado por dia no evento. “Contamos com 155 marcas nacionais, um aumento de 50% em relação à 2ª edição e, além de ser uma vitrine do segmento, a Feicc-MS tem a projeção de movimentar algo em torno de R$ 12 milhões nos quatro dias, um valor superior aos R$ 10,9 milhões da 1ª edição e dos R$ 11,5 milhões da 2ª edição”, declarou.
Segundo o empresário Elson Tolfo de Oliveira, proprietário de uma loja de calçados de Ivinhema (MS), a Feicc-MS surpreendeu pela variedade de marcas em exposição. “Esse evento é importante para a demonstração das marcas e as variedades, coisa que eu não tinha acesso”, afirmou.
Para o empresário Roberto Coelho, de Água Clara (MS), o diferencial da Feira é conseguir reunir todas as marcas ao mesmo tempo. “Isso facilita muito para os lojistas, pois agiliza o nosso serviço de escolher as novidades das próximas estações. O importante é que você vem à Feira com o objetivo de focar só nos produtos, pois não tem distração”, pontuou.
O empresário Francisco Sérgio Baravelli reforça que participa pela terceira vez da Feicc e considera a iniciativa muito bem-vinda para os lojistas. “Gosto desse tipo de evento que une indústria, representante e lojista. Acredito que isso vai contribuir para o sucesso do segmento nessa crise econômica. Além disso, o espaço reúne todas as tendências para as próximas estações e permite a realização de bons negócios”, declarou.
Opinião dos expositores
O representante calçadista Alexandre Abrantes, destaca que a Feira servirá para captar mais clientes e, com isso, capilarizar a marca. “Estamos iniciando a divulgação da linha de tênis vulcanizados que é uma marca de jeans wear e agora está entrando no mercado calçadista. Por isso, vamos aproveitar o evento para divulgar esse nosso novo produto”, informou.
Para o empresário André Senna, o objetivo é divulgar os produtos de alta performance de suas duas marcas. “Idealizamos uma prospecção de 50 clientes novos, além do resgate dos clientes que estavam mais distantes e inacessíveis e estarão presentes aqui ao evento”, revelou.
De acordo com José Pascoal Fedel, representante de duas empresas de calçado infantil, a tendência da feira é permanecer para os próximos anos. “Não tem mais volta, os clientes estão aderindo cada vez mais e colocando na agenda o evento. Eles estão dispostos a comprar cada vez mais”, assegurou.
Parceiros
O diretor-presidente de uma empresa de transportes, João Jorge Couto da Silva, destacou que a Feira tem uma sinergia com o ramo em que atua, por isso, não poderia ficar de fora. “Nossos caminhões já fazem o transporte de calçados das indústrias do Sul, Sudeste e Nordeste para as regiões Centro-Oeste e Norte e gostamos de ser o elo que liga indústria, representantes e lojistas”, declarou.
A coordenadora da área de desenvolvimento de carreira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rosângela Ramos, explicou que o Instituto levou para a Feira os produtos de Recrutamento e Seleção e o Programa de Estágio. “A nossa intenção é divulgar esses dois produtos juntos aos empresários para que possam se utilizar de ambos nas suas empresas”, afirmou.
Segundo o agente de negócios do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul (Sesi/MS), Timóteo Majela, a entidade divulga durante os dias da Feira o Programa de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e os cursos da Educação Continuada, que oferecem soluções para atender as indústrias na parte de legislação. “São produtos que vão ajudar a melhorar a produtividade das empresas de Mato Grosso do Sul e, por isso, esperamos que possamos gerar novos clientes”, garantiu.
O evento é uma realização do Sindical/MS e tem o apoio do Sesi, IEL, Sebrae/MS, Fecomércio-MS, Fiems, Senai, além de outros patrocinadores.