A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande realizou nessa quinta-feira (9), uma nova captação de múltiplos órgãos no hospital. Além de coração, fígado e córneas extraídos, os rins ficaram na unidade e foram transplantados em dois pacientes que estavam em tratamento pelo Serviço de Diálise.
O doador da Santa Casa evoluiu para morte cerebral após Acidente Vascular Encefálico (AVE). Sendo que o coração, primeiro órgão a ir para um novo destino, foi para um hospital particular em Campo Grande, já o fígado foi para Brasília e as córneas ficaram no Banco de Olhos. Além disso, os dois rins foram implantados pelo Serviço de Urologia em pacientes que aguardavam há anos por um órgão compatível.
Neste mesmo dia, enquanto o hospital captava e implantava os órgãos aqui, uma parte da equipe OPO Santa Casa estava em Dourados, no Hospital da Vida, acompanhando também uma doação de múltiplos órgãos. O jovem doador, de apenas 18 anos, teve uma lesão encefálica e evoluiu para morte cerebral e após a autorização da família foram doados fígado, rins e córneas. Sendo encaminhados para Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Casa, respectivamente.