Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Abril de 2020, 13:15 - A | A

Quinta-feira, 02 de Abril de 2020, 13h:15 - A | A

Balanço

Em MS são 21 mortes por dengue nos primeiros meses de 2020

São mais de 15 mil casos confirmados em todo o Estado

Elaine Silva
Capital News

 

Arquivo Capital News

Quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya

MS pode enfrentar três epidemias ao mesmo tempo

Com um grande aumento no número de casos de dengue, Mato Grosso do Sul registra 21 mortes e 15.084 casos confirmados em 2020. Esse é o segundo ano seguido com surto de dengue. De acordo com o boletim divulgado pela SES, 96% dos 79 municípios do estado estão com alta incidência de dengue, sendo que 5.333  casos confirmados foram registrados em Campo Grande, e 1.855 casos, em Três Lagoas.

 

Conforme o Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, para a Agência Rádio, o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.  “Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”, alerta o secretário.

 

O Ministério da Saúde afirmou que 80% dos focos do mosquito estão localizados dentro das residências. Em mais um alerta o ministério informa que a população precisa continuar, de forma permanente, a combater o mosquito transmissor da dengue. A recomendação é ter atenção à limpeza dos locais que possam favorecer os criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS