Mato Grosso do Sul está entre os 22 estados que aderiram à Prova Nacional Docente (PND), iniciativa do Ministério da Educação voltada à seleção de professores para escolas públicas. A avaliação será aplicada no dia 26 de outubro e as inscrições devem ser feitas entre os dias 14 e 25 de julho, no site oficial da PND.
A proposta do governo federal é usar os resultados da prova como referência para concursos e processos seletivos em 2026. “A PND não é um concurso, mas pode ser usada como etapa por estados e municípios”, explicou o MEC. O objetivo é agilizar a contratação de professores e ampliar a presença de profissionais efetivos nas redes públicas.
Cada estado ou município decide como irá utilizar os resultados da prova: como fase única ou junto a outras etapas, como análise de currículo e prova prática. A iniciativa também busca reduzir os custos com a organização de certames, sem comprometer a qualidade na seleção de docentes.
A PND integra o programa federal Mais Professores para o Brasil, que pretende valorizar o magistério e melhorar a formação docente. Com a adesão, Mato Grosso do Sul poderá fortalecer sua rede pública de ensino com profissionais mais bem preparados e selecionados de forma mais eficiente.
As redes de ensino que aderiram à PND têm até o dia 10 de julho para informar ao MEC como vão usar os resultados em 2026. Já os candidatos interessados podem consultar os municípios participantes e outras informações no site do Ministério da Educação.