Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




Educação Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 19h:15 - A | A

Infância

Evento Deixa Brincar terá atividades desenvolvidas por unidades da UFMS

Programação inclui rodas de leitura, contação de histórias e oficinas lúdicas

Vivianne Nunes
Capital News

A 10ª edição do evento Deixa Brincar, promovido pelo Núcleo Regional da Aliança pela Infância em alusão à Semana Mundial do Brincar, será neste sábado (25). O evento, que começará às 13h no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, contará com a participação da UFMS e outras instituições, incluindo o Fórum Permanente de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública Estadual, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Universidade Católica Dom Bosco e a Faculdade Insted.

A UFMS, através do projeto de extensão "Histórias, brincadeiras e narrativas infantis", coordenado pela professora da Faculdade de Educação (Faed) Luciene Cléa da Silva, será responsável por diversas atividades. A programação da Universidade incluirá rodas de leitura, contação de histórias, brincadeiras de roda e outras ações lúdicas alinhadas ao tema principal do evento: "Vem para a roda – no ritmo do brincar".

“Estamos arrecadando livros de literatura infantil, que serão usados no dia 25 e, posteriormente, enviados para crianças do Rio Grande do Sul”, explica a professora. Os livros podem ser entregues até quinta-feira, 23, na Brinquedoteca, localizada no setor 2 da Cidade Universitária, e no dia do evento, no Parque das Nações Indígenas.

Luciene destaca a importância do brincar como um direito essencial das crianças, fundamental para uma infância digna e repleta de encantamentos. “Participe conosco, vamos construir juntos esta nova história sobre o brincar e a infância!”, convida.

Além do curso de Pedagogia, os cursos de Educação Física e Artes Visuais também participarão da ação, promovendo brincadeiras, oficinas de brinquedos e outras atividades divertidas. A Faculdade de Computação (Facom) oferecerá uma oficina de lógica para crianças, abordando algoritmos, sentidos e programação de forma lúdica. “Capacitamos os seis estudantes que participarão da atividade. Eles foram apresentados à plataforma Cubetto, de robótica educacional simples, e prepararam materiais e a oficina que será realizada no próximo sábado. Assim, apresentaremos a computação para crianças com uma oficina que vai envolver bastante o público infantil”, explica a professora Luciana Montera.

A professora da Facom reforça a importância da participação dos estudantes na ação de extensão, destacando a formação prévia e o conhecimento adquirido, além da oportunidade de levar esse conhecimento à população e alcançar não apenas as crianças, mas também seus pais. “Eles ganham muito com isso”, afirma.

Para mais informações sobre como participar, interessados podem enviar um e-mail à organização do evento.

UFMS

Evento Deixa Brincar terá atividades desenvolvidas por unidades da UFMS

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS