Um projeto que transforma a sala de aula em canteiro de aprendizado. Assim foi recebido o “Crescer e Colher”, iniciativa lançada na última quinta-feira (27) na Escola Municipal do Campo Eva Freitas Mathias, no distrito de São Domingos, em Água Clara (MS). A ação beneficia 115 alunos da zona rural e é fruto da parceria entre a MS Florestal, o Programa Bracell Social e a Prefeitura de Água Clara.
Com 112 m² de área cultivada, a horta conta com 17 canteiros, sistema de irrigação, sombrite e cerca de 13 variedades de hortaliças e tubérculos, como alface, couve, beterraba, cenoura, coentro, berinjela e jiló. Além de contribuir para a segurança alimentar, o espaço se tornou ferramenta pedagógica nas atividades escolares.
“A horta ficou linda e tem sido uma grande aliada no processo educativo das nossas crianças. Desde o início, contamos com todo o apoio da equipe da MS Florestal, que foi extremamente atenciosa e comprometida”, afirmou a diretora da escola, Rosimara Aparecida Piovesana. “Eles se envolvem com entusiasmo no cuidado com a horta e aprendem, na prática, sobre meio ambiente, alimentação saudável e colaboração.”
A secretária de Educação do município, Vanessa Nunes Moura Santos, reforça que o impacto vai além da sala de aula. “É gratificante ver um projeto como o ‘Crescer e Colher’ sendo realizado com tanto cuidado e excelência. Muitas vezes, vemos ações que ficam apenas no papel, mas aqui pudemos ver tudo funcionando de verdade”, disse. “Estamos muito felizes com os resultados.”
De acordo com Michelle Oliveira, coordenadora de Responsabilidade Social da MS Florestal, o projeto nasceu do diálogo com a comunidade. “Ao integrar teoria e prática, promovemos educação ambiental de forma concreta, estimulamos o protagonismo dos alunos e fortalecemos vínculos com o território”, explicou.
Após Água Clara, o projeto será expandido para outras escolas da zona rural de Mato Grosso do Sul. O próximo lançamento será em Brasilândia, no dia 1º de julho, seguido por outras duas unidades: uma no Assentamento Mutum, na extensão da Escola Estadual Debrasa, e outra em Santa Rita do Pardo, na Escola Municipal Usina do Mimoso, localizada na Fazenda Mistério.