O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 retomará a certificação de conclusão do ensino médio, segundo anúncio oficial do MEC (Ministério da Educação). A novidade foi publicada no edital divulgado na última sexta-feira (23) no Diário Oficial da União.
A certificação será destinada a participantes maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade na inscrição. As instituições certificadoras serão definidas posteriormente pelo Inep. O MEC também esclareceu que o Enem não substitui o Encceja, que continuará sendo aplicado normalmente.
Entre outras novidades, o MEC implementará o pré-preenchimento da inscrição para estudantes da rede pública que estejam concluindo o ensino médio, facilitando o processo. Também foi garantido que pessoas trans poderão usar automaticamente o nome social conforme dados da Receita Federal.
As inscrições para o Enem 2024 estarão abertas de 26 de maio a 6 de julho, com taxa de R$ 85, que pode ser paga por boleto, Pix ou cartão. Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio terão isenção automática. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em algumas cidades do Pará, onde ocorrerão em novembro e dezembro.