Campo Grande está entre as 30 cidades brasileiras escolhidas para sediar os testes oficiais de identificação de pessoas com altas habilidades intelectuais, promovidos pela Mensa Brasil, representante nacional da Mensa Internacional, a mais conhecida organização de alto QI do mundo.
Os testes serão realizados na capital sul-mato-grossense no dia 19 de julho, com local e horário informados individualmente aos inscritos. Podem participar pessoas a partir de 17 anos. As inscrições devem ser feitas diretamente no site da entidade: www.mensa.org.br. O resultado da avaliação é divulgado poucos dias após a aplicação.
Apenas 31 superinteligentes em MS
De acordo com levantamento feito pela Associação Mensa Brasil em abril de 2025, o país tem atualmente 5 mil brasileiros considerados superdotados, sendo 1,9 mil crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos. Em Mato Grosso do Sul, são 31 pessoas oficialmente reconhecidas com altas capacidades intelectuais.
A maioria dos superinteligentes identificados no Brasil pertence à geração dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). Em seguida aparecem integrantes da Geração Alpha (a partir de 2013), com 1.468 pessoas; Geração X (1965 a 1980), com 889 membros; e a Geração Y (1977 a 2012), com 798 pessoas com alto QI.
Teste oficial e reconhecido
O exame aplicado pela Mensa Brasil segue critérios internacionais e avalia raciocínio lógico e cognitivo. Os aprovados são convidados a integrar a Mensa, que atua no Brasil desde 1986 e reúne pessoas com QI igual ou superior a 98% da população mundial.
A iniciativa busca identificar talentos muitas vezes despercebidos no cotidiano, promovendo inclusão e desenvolvimento para pessoas com superdotação intelectual.