Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 19 de Março de 2025


Educação Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025, 16:25 - A | A

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025, 16h:25 - A | A

Segurança Pública

Ano letivo começa com reforço na segurança das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

Programa ‘Escola Segura, Família Forte’ amplia monitoramento e presença policial para garantir proteção aos estudantes

Vivianne Nunes
Capital News

Mais de 180 mil estudantes retornaram às aulas nesta segunda-feira (17) nas 348 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, marcando o início do ano letivo de 2025 com um reforço especial na segurança. Em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Secretaria de Educação (SED) colocou em operação o programa "Escola Segura, Família Forte", que busca ampliar a proteção nas unidades de ensino.

Presente em todos os 79 municípios do estado, o programa é operacionalizado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM/Sejusp) e conta com viaturas caracterizadas e um efetivo policial especializado em ronda escolar.

O coordenador-geral de Inteligência e Segurança Escolar, coronel Carlos Hudmax, destacou que a iniciativa é pioneira no Brasil e vem contribuindo significativamente para a redução da violência nas escolas.

"Nossa equipe atua para garantir um ambiente seguro, respeitando a integridade física, moral e psíquica dos estudantes. Podemos ser acionados diretamente por um aplicativo disponível para os servidores da Rede Estadual de Ensino (REE), garantindo uma resposta rápida e eficaz", explicou Hudmax.

Videomonitoramento e resposta rápida

Além da presença física dos agentes de segurança, o governo do estado mantém um sistema de videomonitoramento em tempo real, por meio do Centro de Operações de Segurança Integrado (Cosi). Com câmeras instaladas em todas as unidades da REE, o sistema permite que qualquer emergência seja atendida em até 10 minutos.

Os diretores das escolas também contam com um botão de alerta digital em um aplicativo exclusivo, por onde podem solicitar apoio imediato da polícia. O Cosi opera 24 horas por dia, garantindo vigilância contínua e integração com as forças de segurança.

Alunos e pais aprovam medidas

Na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande, o reforço na segurança foi bem recebido pelos estudantes e familiares. Para Giovana Alves de Oliveira, de 17 anos, a sensação de proteção faz toda a diferença para seu desempenho acadêmico.

"Me deixa mais tranquila para buscar meu sonho. Quero estudar enfermagem e, depois, cursar Medicina", afirmou a jovem, que está no 3º ano do Ensino Médio.

O motorista aposentado Antonio João Bobadilha Bento, que tem duas filhas na mesma escola, elogiou a presença da ronda escolar e as melhorias estruturais.

"Além da segurança, agora as salas têm ar-condicionado, o que melhora muito o aprendizado. Fico mais tranquilo sabendo que minhas filhas estão em um ambiente seguro e confortável", destacou.

Com a combinação de segurança reforçada, tecnologia e vigilância ativa, o Governo do Estado busca garantir que o foco dos estudantes esteja totalmente voltado para o aprendizado, promovendo um ambiente escolar mais seguro e produtivo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS