Campo Grande 00:00:00 Domingo, 11 de Maio de 2025


Cotidiano Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 18:59 - A | A

Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 18h:59 - A | A

Operação Acolhida

Dourados é a quarta cidade do Brasil que mais recebe venezuelanos

Operário Acolhida direcionou mais de 5 mil cidadãos do país vizinho ao Estado

Rogério Vidmantas
Capital News

Rádio Coração FM

Dourados Venezuelanos

Imigrantes venezuelanos começaram a chegar em Dourados em 2019

O Mato Grosso do Sul recebeu, até agora, segundo registros da Operação Acolhida, do Governo Federal, 5.177 venezuelanos. Desses, 68% procuraram Dourados para reiniciar a vida, ou 3.513 imigrantes. Esse número faz da segunda cidade do Estado a quarta que mais recebe cidadãos vindos do país vizinho no Brasil. Apenas Curitiba, Manaus e São Paulo, com média de pouco mais de 5 mil e nesta ordem, estão na frente.

 

Essa interiorização é o deslocamento voluntário de imigrantes que chegam ao Brasil por Roraima para outras Unidades da Federação. Isso promove uma migração ordenada e segura, mitigando os riscos de violação aos direitos na rota migratória, como exploração e abusos. Permite, ainda, o acesso às oportunidades nos municípios de destino, mediante a inserção em redes de acolhimento, o acesso a serviços públicos e a introdução ao mercado de trabalho.

 

O deslocamento amplia as possibilidades de integração social, econômica e cultural. Ao mesmo tempo, permite reduzir a pressão sobre os serviços públicos no extremo norte do Brasil, a principal porta de entrada do fluxo migratório resultante da crise humanitária na Venezuela.

 

No Brasil

 

Arte: Secom

Mapa Venezualanos

..

 

Com a atuação da Operação Acolhida, o Brasil já atingiu a marca de 87.582 venezuelanos interiorizados em 896 municípios, desde o início dos trabalhos, em abril de 2018.

 

A Região Sul é a que mais recebeu cidadãos da Venezuela desde o início da interiorização, promovida pela Operação Acolhida. Santa Catarina é o estado que recebeu o maior fluxo, com 16.985 venezuelanos interiorizados, seguido do Paraná, que recebeu 15.261 pessoas, e do Rio Grande do Sul, com 13.324 imigrantes interiorizados.

 

Segundo estimativas da ONU, 6,8 milhões de pessoas foram forçadas a sair da Venezuela em busca de melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é um dos cinco destinos mais procurados pelos cidadãos do país vizinho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS