Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Sábado, 22 de Novembro de 2008, 07:47 - A | A

Sábado, 22 de Novembro de 2008, 07h:47 - A | A

Conferência Nacional de Segurança realiza rodada de mobilização pelo País

Da Redação (JG)

Os coordenadores executivos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) realizam, nas próximas três semanas, uma série de reuniões com secretários da área nos Estados. O objetivo é discutir estratégias de mobilização e acelerar a criação de uma comissão organizadora em cada unidade da Federação para as etapas estaduais da 1ª Conseg.

A ofensiva começa nesta segunda-feira (24), quando serão realizadas audiências em Porto Velho (RR) e Salvador (BA). "A idéia é que possamos auxiliar os estados nos preparativos da Conferência", ressalta o coordenador de Mobilização da 1ª Conseg, Guilherme Leonardi.

Na terça-feira (25), a rodada de encontros segue em Rio Branco (AC), Aracaju (SE) e Brasília (DF). "Temos a expectativa de percorrer todos os Estados até a primeira semana de dezembro", destaca Leonardi. De acordo com o coordenador, as reuniões também serão uma oportunidade para apresentar os mobilizadores regionais da 1ª Conseg aos gestores de cada estado. Ainda não há data agendada da visita dos coordenadores executivos a Mato Grosso do Sul.

Recém-integrados à equipe da Conferência, os mobilizadores regionais têm a missão de articular as conferências locais junto às prefeituras, governos estaduais, trabalhadores da segurança pública e sociedade civil, além auxiliar na promoção dos eventos.

Esforço compartilhado

Os secretários de Segurança Pública já vêm contribuindo com a 1ª Conseg. Considerados parceiros fundamentais no processo de construção da Conferência, eles ocupam uma cadeira na Comissão Organizadora Nacional (CON), por meio do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública. A CON é composta de maneira tripartite, com 36 cadeiras distribuídas entre os segmentos sociedade civil, trabalhadores da área de segurança pública e Poder Público.

1ª Conseg

A 1ª Conseg será realizada em agosto de 2009, em Brasília, com a participação de mais de 2 mil representantes eleitos e indicados nas etapas municipais (entre março e maio de 2009) e estaduais (em junho e julho). O principal objetivo da Conferência é definir diretrizes para uma política nacional de segurança pública. (Ministério da Justiça)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS