O concurso público para contratação de pessoal na administração pública municipal de Costa Rica é suspeito de várias irregularidades, tanto no edital nº. 291 como nos despachos da comissão constituída para acompanhar o processo. O vereador e membro da comissão, José Edson Narciso, disse ao Hora da Notícia que houve erro de digitação no edital ao exigir o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal, e que o correto seria o cartão do Bolsa Família Federal. Edson observa que nem ele mesmo sabia definir o cartão exigido. O presidente da comissão José Paulino, está de férias e não foi encontrado pelo Hora da Notícia.
Os problemas começaram no primeiro dia de inscrição: o edital do concurso publicado no dia 08 de novembro permitia a inscrição com cartão cidadão, isso foi divulgado amplamente nos meios de comunicação. A comissão ao perceber que o correto seria cartão Bolsa Família dos programas sociais do governo federal alterou o edital com uma nova publicação no dia 13 de novembro, mas já havia recebido várias inscrições no valor de R$ 35,00.
Como foi amplamente divulgado alguns candidatos exigiram a devolução do valor pago ou que a prefeitura bancasse a inscrição.
A comissão indeferiu sete inscrições sob a alegação de que as mesmas foram efetuadas com o cartão cidadão. O pior é que não foi feito despachos pelo prefeito ou pela comissão indeferido as inscrições, e o mais grave, os nomes dessas pessoas não foram publicados no Diário Oficial.
Outro questionamento é o fato da prefeitura não ter licitado a empresa Elen Auditoria & Consultoria Ltda para realização do concurso e fez uma contratação direta. O vereador José Edson informou ao Hora da Notícia que a escolha da empresa foi da comissão.
O Hora da Notícia apurou que o candidato ao cargo de digitador Julio César Dias Gomes teve o valor da inscrição paga pela prefeitura, o nome dele não consta como indeferido ou na lista de confirmados para fazer a prova no próximo dia 13 de janeiro.
Outro caso estranho é o de Giseli Gonçalves Garcia, ela efetuo a inscrição para o cargo de digitadora, recolheu a taxa, em seguida solicitou a devolução do dinheiro e foi atendida pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa. Giseli não consta na lista de indeferidos, ela está confirmada na lista de candidatos que irão fazer a prova.
Candidatos indeferidos:
Vânia Lucia Francisca Azambuja
Nivaldo Venâncio
Rogério Pás Barbosa
Lenildes Berquo da Silva
Ivanilda Alves Santos
Marivone Batista da Rocha
Clarineu José Nogueira Junior